Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 01:12:30 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Bot-to-Bot interface

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

Coimbra (Taveiro)

Enquadramento

A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações, tais como o Grupo Vodafone (Europa), Deutsche Telekom (Alemanha), Reliance Jio (Índia), Singtel (Singapura), Telstra (Australia), Unitel (Angola), Eir (Irlanda), Telecom Italia (Itália), Orange (França), Telefónica (Espanha), TeliaSonera (Suécia), Belgacom (Bélgica), Post Luxembourg (Luxemburgo), Bell (Canadá), Century Link (USA) e Everything Everywhere (UK). O software desenvolvido pela WIT está presente em 42 países. Tem escritórios em Portugal e Reino Unido. Os centros de desenvolvimentos estão localizados em Coimbra, Porto e Leiria.
Nos últimos anos, temos assistido a uma nova tendência no aumento da comunicação através de chat. As aplicações como WhatsApp, iMessage ou Facebook Messenger, conquistaram a preferências dos utilizadores. Desde há um ano que alguns destes serviços de messaging começaram a investir em agentes inteligentes de conversação sobre serviços de messaging (chat-bots).

No último ano verificaram-se avanços consideráveis na utilização e adopção desta tecnologia, estimando-se atualmente que existam mais de 100.000 chat-bots em utilização. Também de acordo com um estudo da consultora “Tractica”, em 2021 haverá mais de 1.8 mil milhões de chat-bots.

É esperado portanto, que dentro em breve surja a necessidade de interconectar bots, de forma a criar-se uma experiência mais completa para os utilizadores. Esta experiência passa por possibilitar que um determinado bot possa estabelecer um contacto com outro bot para completar um serviço para o qual não está habilitado, mas possui interligação com bots capazes de satisfazerem o pedido.

Este estágio consiste na prototipagem de sistema de interligação de bots, implementado os interfaces de conexão com os diversos sistemas de messaging que suportem Bots.

Objetivo

O objectivo do estágio consiste no desenvolvimento de um protótipo de sistema de comunicação bot-to-bot.
Para o desenvolvimento deste sistema é importante desenvolver os seguintes componentes:
1) Web interface de gestão de serviços bot-to-bot (pares de intenções / bots / Keywords);
2) Desenvolvimento de APIs para acesso ao sistema Bot-to-Bot a partir de outros sistemas de conversação internos da WIT;
3) Desenvolvimento das APIs de acesso às várias aplicações de API de Bots (FB Messenger, Telegram, Alexa, Google Home, Line);
4) Desenvolvimento de um proxy de mensagens, capaz de interceptar mensagens de bots externos, disponibilizados nos canais acima indicados).

Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento do protótipo.

Segue-se a análise de requisitos do projeto, a criação de um plano de desenvolvimento e a definição de um project backlog com as funcionalidades desejadas. O desenvolvimento do software deverá ser feito de forma iterativa usando um processo ágil, baseado em SCRUM.

No final do estágio, deverá existir um protótipo funcional, que seja facilmente demonstrável e que mostre bem os conceitos explorados durante o estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Levantamento do estado da arte;
- Estudo dos APIs de sistemas de messaging;
- Estudo das libraries para processamento de linguagem natural (NLP);
- Análise de requisitos;
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Definição do Proxy e APIs de interligação com FB Messenger, Telegram, Alexa, Google Home, Line;
- Prototipagem de uma plataforma, com interface web para gestão da interligação de bots.
- Preparação dos protótipos para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.


Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Desenvolvimento de um proxy e das APIS de interligação com sistemas de messaging (FB Messenger, Telegram, Alexa, Google Home, Line).
- Desenvolvimento de estruturas de dados de suporte à configuração dos sistemas Bot-to-Bot;
- Implementação de uma APIs de interligação com a Bot Platform da WIT.
- Implementação de uma interface de gestão dos sistemas bot-to-bot, capaz de gerir a capacidade de um bot saber quais os bots a contactar para obter informações relativas a determinados serviços solicitados.
- Preparação do protótipo para demonstrações;
- Testes funcionais;
- Testes de usabilidade;
- Avaliação de requisitos não funcionais;
- Documentação final de estágio.


Condições

O local de trabalho será no escritório da WIT Software em Taveiro. O aluno terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas. O estágio é remunerado. Se o desempenho do aluno ao longo do mês for positivo, terá direito a receber uma bolsa mensal.

Além da bolsa, o aluno terá acesso às formações da WIT Academy (que incluir tópicos como: iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

O aluno será acompanhado não só pelo orientador como por um tutor técnico que lhe dará todo o apoio necessário.

No final do estágio, o aluno terá conhecimento detalhado sobre os sistemas de messaging existentes (principalmente os mais relevantes), e possuir conhecimentos sobre a utilização de bots como sistemas de disponibilização de serviços.

No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Tutor e um Orientador. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove as meetings e acompanha o aluno com mais regularidade

Orientador

Pedro Andrade
pedro.andrade@wit-software.com 📩