Propostas de Dissertação/Estágio

DEI - FCTUC

O processo de submissão de propostas de Dissertação/Estágio (estágio curricular) é sujeito a uma fase de revisão e aceitação formal por parte do Departamento.

MECD - Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados

Este mestrado está especificamente desenhado para conferir competências avançadas aos seus estudantes que lhes permitam uma intervenção na analise, projeto e implementação serviços e soluções avançadas para a colheita, modelação, armazenamento, gestão e análise de dados (massivos) como recurso relevante para a tomada de decisões baseadas em dados.

MEI - Mestrado em Engenharia Informática

Tem como objetivo proporcionar uma formação avançada nas diferentes áreas da Engenharia Informática, estando organizado em quatro áreas de especialização:  Sistemas Inteligentes;   Engenharia de Software;   Comunicações, Serviços e Infraestruturas;   Sistemas de Informação  (as propostas submetidas poderão ser identificadas com duas especialidades).

MSI - Mestrado em Segurança Informática

Visa dar resposta à procura de profissionais na área da Ciber Segurança e às necessidades criadas pela Diretiva NIS (Security of Network and Information Systems) da União Europeia.

MDM - Mestrado em Design e Multimédia

Este Mestrado tem uma especificidade no panorama nacional e internacional, visto que combina uma formação em design de comunicação e de interação, com competências de desenvolvimento informático, para a prototipagem de soluções de comunicação e interação em meios digitais. As propostas de estágio devem ter uma componente forte de conceptualização e design, dando liberdade de actuação ao designer dentro dos objectivos, requisitos ou constrangimentos do contexto em que se pretenda intervir com a proposta de solução. A inserção do estagiário em equipas multidisciplinares, por exemplo, trabalhando em coordenação com Engenheiros Informáticos, é também um contexto que nos interessa promover. A coordenação do Mestrado está receptiva a uma grande variedade de propostas, do design de interface, ao design de comunicação, ao design em contextos expositivos, ou a propostas de intervenção artística ou assumidamente mais experimental. Uma proposta de estágio para MDM deve combinar, necessariamente, um exercício de Design original com uma componente de realização ou prototipagem com uma componente Informática, da responsabilidade do Estagiário. As propostas submetidas deverão identificar o enquadramento do estágio e os objectivos que o estagiário deverá atingir nesse contexto. Sugerimos que os planos de trabalho contemplem o foco no estudo do problema e levantamento de influências durante o primeiro semestre (16h/semana), com a produção, concretização e avaliação de uma proposta de design no segundo semestre (40h/semana).