Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-25 14:53:17 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Simulação Baseada em Agentes para Estudo do Impacto na Substituição de Veículos Convencionais por Veículos Autónomos em Modo Partilhado

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Sistemas de Informação

Local do Estágio

DEI-AmILab

Enquadramento

O desenvolvimento de veículos autónomos de níveis 4 (preparados para operar autonomamente na maioria dos cenários) e 5 (preparados para responder em igual nível de performance à de um humano) é um objetivo que é cada vez percecionado como possível numa escala de tempo razoável.
Neste quadro, algumas das possibilidades de utilização de veículos autónomos como por exemplo em modo partilhado têm sido bastante estudadas nos últimos anos.
Nesta proposta de tese pretende-se usar um micro-simulador de tráfego baseado em agentes para, recorrendo a dados reais de percursos multimodais de alunos e docentes, retirar conclusões sobre a mobilidade e o impacto no comportamento e gestão de veículos autónomos (do tipo connected autonomous cars) em modo partilhado.
Os dados sobre a mobilidade de alunos e docentes serão obtidos a partir de uma aplicação a correr durante algumas semanas nos smartphones de voluntários.

Objetivo

O desenvolvimento desta tese tem como objetivos, na perspetiva do Mestrando:
a) obtenção de conhecimentos sólidos sobre simulação baseada em agentes e utilização de ferramentas de micro-simulação para sistemas de transportes inteligentes (ITS);
b) contacto com alguns dos desafios e possibilidades no desenvolvimento de veículos com condução automática, connected-ITS (C-ITS), e possíveis modelos de utilização
c) simulação baseada em agentes para sistemas C-ITS

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Actividades (Semestre #1)
Aquisição de conhecimentos Set – Out
(micro-simulação para transportes; simulação baseada em agentes)
Estudo comparativo de simuladores e adoção Out – Nov
Testes com o simulador adoptado Nov – Dez
Aquisição de dados de percursos multimodais Out-Dez
(recrutamento de voluntários a correr app no smartphone)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Actividades (Semestre #2)
Defesa intercalar de estágio Fev
Programação de vários modos de utilização (car share, ride share, etc) Jan-Mar
(simulador baseado em agentes)
Estudo e comparação dos vários modos de utilização Mar-Abr
Escrita da tese Out - Jun
Preparação da defesa de estágio Jun

Condições

Bons conhecimentos de programação. Motivação para novos desafios e gosto/curiosidade pela área da mobilidade urbana, sistemas ubíquos, veículos autónomos, sistemas inteligentes de transportes.

Observações

Há boas perspetivas de o estágio ser remunerado no âmbito de um projeto nacional de grande dimensão na área da mobilidade urbana, tendo em consideração o desempenho do candidato e condições de financiamento.

O acompanhamento do projeto vai ser partilhado entre o DEI, o DEEC e a TULAlabs (http://www.tula-labs.com), uma empresa focada no desenvolvimento de veículos autónomos.

Orientador

Carlos Bento (DEI), Cristiano Premebida(DEEC), Célia Ferreira (TULAlabs)
bento@dei.uc.pt 📩