Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 23:16:14 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Optimização da alocação de recursos no planeamento de tarefas e rotas

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Engenharia de Software

Local do Estágio

DEI

Enquadramento

Grande parte das empresas que possuem forças de trabalho móveis sentem grandes dificuldades em gerir e controlar as despesas inerentes à execução da sua atividade. De facto, as empresas que melhor conseguem planear a alocação dos seus recursos, as rotas que os seus veículos deverão seguir no terreno e que possuem os meios para monitorar a execução correta desses planos operacionais, apresentam grandes vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes e custos de atividade inferiores. Mas, criar um plano operacional para empresas de média a grande dimensão, não é uma tarefa simples. A quantidade de alternativas, restrições, objetivos e premissas a que um planeamento deste género está sujeito pode ser demasiado grande e complexa para permitir a sua criação em tempo útil.

Objetivo

O objectivo deste estágio é criar um algoritmo heurístico para resolver o problema de planeamento apresentado anteriormente. Este algoritmo, será baseado nos métodos heurísticos utilizados para resolver o problema do Caixeiro Viajante. Isto é, criar um algoritmo cuja solução é provavelmente boa mas que poderá não ser ótima. Por fim, a abordagem desenvolvida deverá ser computacionalmente eficiente e exequível em tempo útil.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

17 Set - 31 Out
Revisão das abordagens mais recentes para este problema no estado da arte. Identificação dos maiores desafios nesta área.
1 Nov - 31 Nov
Abordagem - Definição dos requisitos e plano de trabalho.
1 Dez - 31 Dez
Estudo, implementação e avaliação de abordagens representativas do estado da arte.
1 Jan - 28 Jan
Escrita e revisão do relatório do primeiro semestre.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

15 Feb - 8 Mar
Implementação do algoritmo
9 Mar - 31 Mar
Avaliação do algoritmo em termos de performance e correção.
1 Abr - 30 Abr
Estudo comparativo entre o algoritmo desenvolvido e algoritmos representativos do estado da arte.
1 Mai - 31 Mai
Afinação e melhoria do algoritmo.
1 Jun - 28 Jun
Escrita e revisão do relatório.

Condições

O aluno terá acesso às condições de trabalho necessárias. Sendo que o local de trabalho poderá ser repartido entre os laboratórios do grupo de Systems and Software Engineering (SSE) do CISUC e as instalações da Incubadora do IPN. Todo o trabalho será baseado na resolução de um problema real, sendo que existem dados reais disponíveis para estudo e validação da solução.

Observações

Este trabalho será co-orientado pelo Professor Luís Paquete do DEI-FCTUC.

Orientador

Bruno Cabral
bcabral@dei.uc.pt 📩