Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-28 10:36:31 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de Aplicação iOS para Gestão de Comunidades de Clientes Online

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Dascat Software Lda.

Enquadramento

A 10.digital (marca da Dascat Software), é uma agência de marketing digital e desenvolvimento web com clientes como o Licor Beirão, a Bushmills, a Roca Portugal, o Turismo do Centro de Portugal, a Expofacic, a Switch entre vários outros.

Focada na criatividade aplicada às novas tecnologias, a empresa tem-se destacado principalmente através do trabalho realizado com o Licor Beirão, empresa que acaba de ser eleita marca do ano nos Prémios Marketeer na categoria de Grande Consumo Alimentar - Bebidas.

A 10.digital está a investir na angariação de novos e grandes clientes e acredita que o futuro do marketing digital está na junção da criatividade com a tecnologia. Ambicionamos tornar-nos uma referência no panorama nacional e, para isso, queremos desenvolver aplicações para clientes que permitam gerir a sua comunidade de fãs de forma autónoma (mas complementar) às redes sociais.

Neste estágio queremos explorar, para iOS, um conceito que sentimos ainda só ter sido implementado com sucesso absoluto por muito poucas marcas a nível mundial: a criação de aplicação para fãs das marcas, que as ajude a transformar os consumidores em verdadeiros embaixadores.

A aplicação deve estar concebida num sistema de jogo que permita manter os consumidores motivados para a utilizar e para realizarem ações que sejam relevantes para as marcas.

Objetivo

O objetivo do estágio consiste no desenvolvimento de uma aplicação iOS para fãs da marca de um dos nossos clientes, como apresentado anteriormente de forma resumida.

Espera-se que o aluno tenha a proatividade, capacidade crítica e autonomia que lhe permitam explorar outras soluções existentes no mercado e contribuir para a melhoria da aplicação em causa.

Numa primeira fase, deverá ser desenvolvido um protótipo da aplicação a realizar. Depois disso, será feita uma análise de requisitos do projeto e criado um plano de desenvolvimento do mesmo. O desenvolvimento de software será feito de forma iterativa, com validações regulares por parte do gestor de projeto e do próprio cliente, utilizando um processo de desenvolvimento ágil baseado em SCRUM.
No final do estágio deverá existir uma aplicação iOS disponibilizada ao cliente e, eventualmente, ao público em geral.

O aluno terá sempre o apoio de programadores séniores ao longo de todo o processo.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
• Estudo da plataforma iOS
• Levantamento do estado da arte
• Análise de requisitos
• Elaboração do plano de desenvolvimento
• Desenvolvimento de protótipo com as funcionalidades previamente aprovadas pelo cliente
• “cartão” de fidelização do cliente
• integração com sistema de Push Notifications
• Preparação dos protótipos para demonstrações internas
• Documentação intermédia do estágio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Correções ao protótipo previamente apresentado
• Apresentação do protótipo ao cliente
• Teste dos protótipos em contexto controlado
• Avaliação dos requisitos não funcionais
• Implementação final
• Documentação final de estágio

Condições

O local de trabalho será no escritório da 10.digital, na Zona Industrial do Sebal (Condeixa, Coimbra). Serão dadas ajudas de custo ao estagiário durante todo o período do estágio.

O estagiário poderá ser convidado para receber formação extra e será permanentemente acompanhado pela restante equipa de trabalho, que inclui Engenheiros experientes.

No final do estágio, o aluno terá conhecimentos avançados sobre o desenvolvimento de App para iOS.

Observações

Na 10.digital privilegiamos a formação dos nossos colaboradores e só aceitamos estágios se tivermos a possibilidade de integrar o estagiário na equipa caso ele corresponda às expetativas.

Para mais informações, contacta pgirao@10.digital.

Orientador

Pedro Beck Gomes da Costa
pbeck@thecompanygym.com 📩