Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-20 09:52:57 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Defining the IoT of the future

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra / Aveiro

Enquadramento

Com o crescimento do mercado da Internet of Things (IoT), particularmente aplicado às Smart Cities, as cidades têm melhorado a sua infraestrutura tecnológica e oferecido maior quantidade e diversidade de dados, desde ocupação de estacionamento e monitorização de tráfego até às medições de poluição e qualidade do ar.

A Ubiwhere encontra-se a desenvolver e a instalar a sua plataforma para cidades inteligentes, Citibrain (http://www.citibrain.com), responsável pela recolha, processamento, armazenamento e disponibilização de informação sensorial e serviços web relacionados maioritariamente com mobilidade e ambiente. Os dados recolhidos pela plataforma podem ser de natureza bastante distinta ou, mesmo sendo do mesmo tipo, vir em formatos variados devido a serem obtidos de fornecedores diferentes. Isto é um problema para quem pretende desenvolver aplicações sobre estes dados, pois tem que ser gasto esforço na adaptação às diferentes naturezas dos dados ou tem que se actualizar constantemente a aplicação consoante o fornecedor dos dados.

Objetivo

Pretende-se, assim, que o aluno realize um estudo sobre os actuais standards de interoperabilidade (OneM2M, SmartM2M) por forma a consolidar os cenários da sua utilização e demais aplicações. Este estudo será validado com o desenvolvimento de um protótipo que demonstre uma aplicação a utilizar dados provenientes de sensores reais de natureza diferentes. Assim, os objectivos primordiais passam por levantar e assimilar ferramentas auxiliam na implementação dos standards, bem como implementar protótipos que se foquem na interoperabilidade dos actuais sistemas no mundo do IoT.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Elaboração do estudo do Estado da Arte - Pretende-se que, nesta tarefa, o aluno realize um estudo do estado da arte dos standards de interoperabilidade presentes no mercado. Este estudo servirá como base teórica para o desenvolvimento do protótipo a implementar no segundo semestre. Este conteúdo servirá ainda como base académica para suportar os primeiros capítulos da dissertação.
** R1 - Relatório do Estado da Arte

T2 – Levantamento e Especificação de Requisitos - Esta fase inicia-se após o estudo do estado da arte e suporta, com apoio da equipa técnica, a base tecnológica da solução. É expectável que o aluno realize um documento de user stories e especificação dos requisitos da solução.
** R2 - Relatório de especificação de requisitos

T3 - Definição da Arquitectura da Solução - Após definidos e acordados os requisitos da solução, o aluno especificará, com o apoio da equipa da Ubiwhere, a arquitectura geral da solução e respectivos módulos a implementar/integrar.
** R3 - Relatório da Arquitectura Física e Lógica da Solução

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T4 – Desenvolvimento da solução - Nesta tarefa o aluno irá implementar o protótipo de interoperabilidade definido em tarefas anteriores.
** R4 - Relatório de Implementação

T5 – Testes - Esta tarefa serve para realizar a bateria de testes à solução.
** R5 - Relatório de Implementação

T6 – Elaboração da Dissertação - Esta tarefa realiza-se durante todo o estágio e receberá inputs de todas as outras. O produto final será a dissertação.
** R6 - Relatório do Projecto

Condições

- Integração em equipa sénior
- Bolsa de Estágio (valor a acordar individualmente)

Orientador

André Duarte
aduarte@ubiwhere.com 📩