Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-23 15:38:41 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

IoT BattleBrokers: the best device broker wins

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra/ Aveiro

Enquadramento

Com o crescimento do mercado da Internet of Things (IoT), particularmente aplicado às Smart Cities, as cidades têm melhorado a sua infraestrutura tecnológica e oferecido maior quantidade e diversidade de dados, desde ocupação de estacionamento e monitorização de tráfego até às medições de poluição e qualidade do ar.

A Ubiwhere encontra-se a desenvolver e a instalar a sua plataforma para cidades inteligentes, Citibrain (http://www.citibrain.com), responsável pela recolha, processamento, armazenamento e disponibilização de informação sensorial e serviços web relacionados maioritariamente com mobilidade e ambiente. Uma parte importante da arquitetura de um sistema deste género são os IoT device brokers. Esta componente é a camada inicial de uma arquitetura de IoT, fazendo a ponte que transporta os dados dos sensores para a plataforma. Permite autorizar devices e estabelece comunicação bidireccional entre os sensores e o software. Dada a variedade de tipos e origens de sensores, é importante que o device broker aceite o maior tipo de protocolos possível (CoAP, MQTT, HTTP, etc) de modo a permitir a integração no sistema de um maior número de devices.

Objetivo

Pretende-se, assim, que o aluno faça um estudo de mercado dos IoT device brokers existentes (e.g. FIWARE IDAS, Eclipse Ponte, Mongoose, Sofia2 etc.) e que realize testes de performance para efeitos de comparação com a solução actualmente em uso. O estudo será, posteriormente, validado com o desenvolvimento de um pequeno protótipo que demonstre o device broker em funcionamento, utilizando informação de sensores reais de lugares de estacionamento, qualidade do ar ou outros semelhantes.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Elaboração do estudo do Estado da Arte - Pretende-se que, nesta tarefa, o aluno realize um estudo do estado da arte dos brokers existentes. Este estudo servirá como base teórica para o desenvolvimento da solução a implementar no segundo semestre. Este conteúdo servirá ainda como base académica para suportar os primeiros capítulos da dissertação.

T2 – Levantamento e Especificação de Requisitos - Esta fase inicia-se após o estudo do estado da arte e suporta, com apoio da equipa técnica, a base tecnológica da solução. É expectável que o aluno realize um documento de especificação dos requisitos da solução e requisitos de integração dos brokers.

T3 - Definição da Arquitectura da Solução - Após definidos e acordados os requisitos da solução, o aluno especificará, com o apoio da equipa da Ubiwhere, a arquitectura geral da solução e respectivos módulos a implementar/integrar.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T4 – Desenvolvimento da solução - Nesta tarefa o aluno irá implementar a solução definda em tarefas anteriores.

T5 – Testes - Esta tarefa serve para realizar a bateria de testes à solução.

T6 – Elaboração da Dissertação - Esta tarefa realiza-se durante todo o estágio e receberá inputs de todas as outras. O produto final será a dissertação.

Condições

- Integração em equipa sénior
- Bolsa de Estágio (valor a acordar individualmente)

Orientador

Ricardo Vitorino
rvitorino@ubiwhere.com 📩