Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-25 18:19:00 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Implementação de BackOffice Web para gestão do OpenSimulator da UAb

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Lisboa

Enquadramento

A Universidade Aberta tem um servidor virtual 3D, que usa a tecnologia OpenSimulator. Permite a alunos e visitantes criar espaços 3D, acolher visitantes tridimensionais, realizar exposições e atividades colaborativas, entre outras iniciativas.
A gestão deste servidor ainda é manual. Para que possa ser implementado um sistema de gestão, torna-se necessário mapear os requisitos e necessidades de administração do sistema, estabelecer as estratégias para a implementação do BackOffice Web. Por exemplo: há uma página Web onde as pessoas podem solicitar acesso, sendo necessário que o administrador verifique se cada pedido é de um aluno, docente, funcionário ou visitante, etc. É também manualmente que o administrador tem de verificar se os utilizadores ainda são válidos, se o servidor está online ou offline, etc.
O objetivo do estágio proposto é apresentar uma solução de implementação do BackOffice Web necessário para a gestão do Servidor virtual 3D.

Objetivo

O1: O aluno deverá efetuar um levantamento de atividades educativas em OpenSimulator para identificar os potenciais utilizadores e atividades a suportar pelo servidor;

O2: O aluno terá de proceder a uma análise comparativa das soluções atuais de sistemas Web para gestão de servidores OpenSimulator, comparando os sistemas existentes;

O3: O aluno deverá conceber, definir e concretizar a estratégia para a implementação uma solução Web de administração de servidores OpenSimulator, que permita às equipas de suporte facultar este serviço a docentes e alunos de forma rápida, prática e eficaz.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Caracterização de sistemas semelhantes: Identificar e caracterizar sistemas de BackOffice Web sistemas semelhantes ao sistema de gestão que se pretende implementar.

2. Análise de requisitos: identificação e análise dos requisitos e necessidades de administração do sistema a implementar.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

3. Definição da Solução: Conceber e definir a solução adequada e a estratégia de implementação de BackOffice Web.

4. implementação a solução identificada de acordo com a estratégia definida.

5. testes

Condições

Servidor virtual 3D, que usa a tecnologia OpenSimulator. Permite a alunos e visitantes criar espaços 3D, acolher visitantes tridimensionais, realizar exposições e atividades colaborativas, entre outras iniciativas

Orientador

Leonel Caseiro Morgado
Leonel.Morgado@uab.pt 📩