Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 16:48:32 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

QoE Optimization (Video streaming) for Software Defined Networks

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

Aveiro/ Coimbra

Enquadramento

Com a passagem do LTE para o plano comercial, as operadoras e os fabricantes de equipamentos estão agora a começar a preparar as tecnologias que servirão de base ao que se tornará no 5G.
Entre as tecnologias que se vão encontrar no cerne das redes 5G estao a virtualização das funções de rede (NFV) e as redes definidas por software (SDN). Espera-se que estas tecnológias venham a fazer pelas redes de operador o que a cloud fez por muitos dos serviços over the top.
As redes de operador passarão a ter a capacidade de se reconfigurar em segundos ou minutos em resposta a condições locais, como grandes ajuntamentos de pessoas, evitar alguns problemas de segurança automaticamente, e mesmo entrar em modos de funcionamento alternativos para resposta a emergências. Outros serviços que neste momento correm em redes dedicadas, como IoT ou medicina remota vão também a fazer uso da infraestrutura 5G, pelo que o QoS toma um papel vital na entrega de serviços.
A UBIWHERE, empresa especializada em R&I, está envolvida em vários projectos europeus nesta área (Os mais notáveis são SONATA e SELFNET), e pretende acolher um estagiário para desenvolver o seu plano de trabalhos no âmbito do projecto SELFNET.

Objetivo

A presente dissertação irá explorar e implementar mecanismos de optimização de QoE (streaming de vídeo) utilizando todas as potencialidades inerentes à utilização de redes definidas por software (SDNs) e de funções de rede definidas por software (VNFs). A solução desenvolvida deverá ter em conta tanto os actuais codecs de video como os de próxima geração.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

* T1 (01/04) – Estudo do problema e Elaboração do estudo do Estado da Arte sobre redes definidas por Software (SDNs) e de funções de rede definidas por software (VNFs)
** R1 – Relatório de Estado da Arte
* T2 (01/06) – Levantamento e especificação de requisitos dos mecanismos de optimização da Quality of Experience de streaming de vídeo usando SDN e NFV
** R2 – Relatório de definição de User Stories

Plano de Trabalhos - Semestre 2

* T3 (12/09)– Desenvolvimento dos mecanismos de optimização da Quality of Experience de streaming de vídeo usando SDN e NFV
** R3 – Relatório de implementação
* T4 (01/12) – Elaboração de testes unitários e de integração para validação da qualidade do software desenvolvido
** R4 – Relatório de testes
* T5 (01/01) – Elaboração do Relatório Final do Projeto
** R5 – Relatório do Projecto

Condições

- Integração em equipa sénior
- Bolsa de Estágio (valor a acordar individualmente)

Orientador

Ricardo António Lourenço Amado Preto
rpreto@ubiwhere.com 📩