Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 08:39:57 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Interface musical/sonoro baseado em objetos físicos instrumentados

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

DEI/CISUC

Enquadramento

A música é um dos meios mais poderosos para a expressão de emoções e sentimentos. Com a crescente disponibilidade de recursos computacionais miniaturizados e tecnologias sem fios, têm-se aberto novos horizontes para o surgimento de novas formas de interação com a música, incluindo propostas de novos instrumentos e de novas extensões a instrumentos já existentes, bem como propostas de novos interfaces. Estes últimos passam por vezes pelo recurso a objetos do dia a dia, devidamente instrumentados com sensores/atuadores/microprocessadores, potenciando formas de interação musical surpreendentes.
Neste estágio pretende-se explorar a criação interfaces musicais ou sonoros baseados em objetos físicos instrumentados.

Objetivo

Pretende-se conceber um sistema interativo que permita a interação musical ou sonora recorrendo a objetos físicos instrumentados. Embora a forma concreta de interação deva ser investigada no estágio, equaciona-se a criação de um instrumento musical com base em objetos do dia a dia. Como ponto de partida, o estágio contará com uma placa de processamento audio de latência ultra-baixa (Bela), que permite o desenvolvimento de software embebido em C/C++, PureData e Faust.
O projeto irá envolver, numa primeira fase, uma investigação a sobre interfaces musicais/sonoros, sensores e dispositivos de interface adequados à interação musical. Esta fase envolverá também uma exploração das potencialidades da placa Bela, bem como à conceção do sistema interativo e respetivo modelo de interação. Numa segunda fase, será desenvolvido um protótipo do sistema, com subsequente avaliação.

Informação sobre a placa Bela: http://bela.io, https://www.kickstarter.com/projects/423153472/bela-an-embedded-platform-for-low-latency-interact/widget/video.html

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1 - Revisão de Bibliografia
2 - Realização de estado da arte sobre novos interfaces musicais/sonoros
3 - Investigação sobre sensores e dispositivos de interface
4 - Experimentação e exploração da placa de processamento audio
5 - Conceção do sistema interativo e respetivo modelo de interação
6 - Preparação da proposta de tese

Plano de Trabalhos - Semestre 2

1 - Desenvolvimento do interface físico
2 - Desenvolvimento da aplicação
3 - Experimentação e análise
4 - Escrita da Dissertação
5 - Escrita de artigo científico

Condições

Trabalho desenvolvido no Cognitive Media Systems Group do CISUC, com possibilidade de colaboração com investigadores do SMC Group, INESC-TEC (http://smc.inesctec.pt)

Observações

Dá-se preferência a alunos com conhecimentos de música ou som.

Coorientação: Tiago Cruz

Orientador

Amilcar Cardoso
amilcar@dei.uc.pt 📩