Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-28 21:50:06 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Sistema de Federação SIP com B2B e B2C

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

A GoContact/ Go Telecom é uma empresa especializada em soluções integradas de Contact Center (IPBX + Software de Contact Center + Comunicações).
Posiciona-se no mercado com 2 produtos premium, desenvolvidos pela sua Softwarehouse, plataforma de Contact Center e plataforma de IPBX.
Ambos os produtos web based assentam em arquitetura IP e foram desenvolvidos de raiz para funcionamento em cloud.
A GoContact fornece todas as funcionalidades de uma plataforma de Contact Center de última geração, completa, robusta e integrada, tais como IPBX, IVR, Serviços de Inbound/Outbound, Scripts, Tickets, Chat, CRM, Reporting/Analytics, Qualidade, E-learning, SMS, Text to Speech, e outras funcionalidades.

Objetivo

O kamailio, é a peça central para fazer federação, e a federação é algo que existe "by default" no kamailio, implica apenas configuração.
A federação em SIP com kamailio, passa por conseguir receber e entregar chamadas/IM de e para outras entidades externas autónomas utilizando apenas os mecanismos que já existem ao nosso dispor nomeadamente os SRV records do DNS. Passar daqui para um cenário B2B é apenas garantir na configuração do SIP proxy que um domínio externo (empresa-b.com), está por exemplo, autorizado a subscrever a presença de alguém num domínio nativo ao SIP Proxy (empresa-a.com), o mesmo será válido para troca de IM e para chamadas. A autenticação/autorização pode ser trocada entre as entidades de várias formas, nomeadamente, recorrendo a implementações standard como oAuth e JSON Web Tokens' (JWT).
Se quisermos pensar em estratégias de B2C, podemos aproveitar a autenticação do nosso interface web com credenciais de sistemas externos tipo facebook/yahoo/google que são verificadas contra uma solução de federação de identidades como o 'shibboleth'. Daqui conseguimos arranjar formas de autenticar a extensão SIP do utilizador que fez login no portal web.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Formação/ Actividades:
1 - Formação em CRM
2 - Formação em Github
3 - Formação (Scrum OpenProject)
4 - Formação Plataforma GoContact
5 - Análise de Requisitos
6- Especificação da Solução a desenvolver
7 - Elaboração e apresentação do relatório intercalar
8 - Desenvolvimento de Solução
9 - Elaboração e apresentação do relatório final

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Atividades/tarefas no âmbito do tema do estágio:
1 - Desenvolvimento de funcionalidades da plataforma em coordenação com as equipas de programadores.
2 - Reuniões periódicas com equipas de desenvolvimento
3 - Apresentação de resultados intermédios.
4 - Avaliação e apresentação de resultados

Condições

Estágio IEFP

Orientador

Nuno Miguel Soares dos Reis
nreis@gocontact.pt 📩