Titulo Estágio
Crowdplay - Plataforma de Teste e Geração de Videojogos
Áreas de especialidade
Sistemas de Informação
Engenharia de Software
Local do Estágio
Lab C6.2
Enquadramento
Com esta dissertação pretende-se desenvolver uma aplicação de testes e otimização de jogos chamada Crowdplay. A indústria dos jogos tem aumentado consideravelmente e o extenso processo de desenvolvimento e avaliação são grandes desafios na prática de design de jogos. Embora haja progressos, no que toca a métodos para avaliar e melhorar os jogos, o problema persiste e foi com este objetivo que surgiu a ferramenta Crowdplay.
Esta plataforma web foi desenhada para a experimentação e otimização de artefactos vídeolúdicos. Permite a evolução semi-automática de protótipos e a coleção e processamento automatizado de métricas e indicadores de experiência. Como resultado de estágios anteriores, existe um protótipo da aplicação. Não obstante, encontra-se num estado incompleto e com um interface web minimal. Actualmente, existe um novo design de interface para a plataforma que se pretende implementar.
Palavras-chave: design de interação; experiência de utilizador; usabilidade; design de jogos; otimização de jogos.
Objetivo
1 - Fazer um levantamento exaustivo dos requisitos da aplicação, suportando-se no design de interface existente e na aplicação na sua forma actual.
2 - Estudar tecnologias web com vista a informar a escolha de um novo suporte.
3 - Desenhar e documentar uma nova arquitectura para a aplicação, de acordo com os requisitos especificados.
4 - Desenvolver e validar a nova aplicação.
5 - Realizar testes de Usabilidade e Experiência de Utilizador ao interface final.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
A1. (M1-M3) Levantamento de estado da arte.
A2. (M2-M3) Listagem de requisitos. Estabelecimento de objectivos. Selecção de metodologia de desenvolvimento.
A3. (M3-M4) Escolha de tecnologia. Desenho da nova Arquitectura do Sistema. Calendarização do segundo semestre.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
A4. (M5 - M6) Port da aplicação anterior e avaliação preliminar.
A5. (M7) Desenvolvimento de novas funcionalidades.
A6. (M8) Planeamento de testes de Usabilidade e Experiência do Utilizador. Testes. Análise de Resultados.
A7. (M9-M10) Correcção de problemas detectados na fase anterior.
A6. (M11) Escrita de Dissertação. Fecho de documentação.
Condições
Trabalho a decorrer em Laboratório do CISUC.
Observações
Estágio não remunerado
Orientador
Rui Craveirinha
rui.craveirinha@gmail.com 📩