Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 16:58:51 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

2017_N5 Automação de Testes de SW

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

O processo de desenvolvimento de software está em constante mudança fruto, entre outras, das exigências do mercado, nomeadamente no que toca à qualidade do software produzido e à redução do time-to-market. Nesse sentido, a automação de testes é uma tarefa de grande importância, pois permite a endereçar os aspetos qualidade e tempo, entre outros, mas é também uma tarefa de elevado grau de complexidade.

Objetivo

Pretende-se com este projeto conseguir o desenvolvimento de software para a automação de testes nas áreas Online Charging System e Active Campaign Manager, nas ferramentas de suporte à automação de testes utilizadas pelo Altice Labs. O elemento do projeto participará em todo o ciclo de desenvolvimento, desde a especificação de requisitos até à automação de testes e entrega ao cliente. Pretende-se, também, que sejam exploradas todas as capacidades associadas à automação de teste, nomeadamente o alargamento da cobertura de testes e a resiliência dos mesmos às alterações de configuração do sistema.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 - Familiarização com os conceitos envolvidos;
T2 - Análise das exigências do mercado, nomeadamente no que toca à qualidade do software produzido e à redução do time-to-market ;
T3 – Escrita do relatório intermédio do Projeto Dissertação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T4 – Integração nas equipas de desenvolvimento nas áreas Online Charging System, gestão de campanhas ou outros produtos da plataforma de serviços, com o objetivo de automação/manutenção dos testes das releases de software desses produtos;
T5 – Escrita do relatório final

Condições

O aluno integrará processo de seleção;
O responsável do projeto fará parte na entrevista de forma a esclarecer o aluno sobre o desenvolvimento do projeto;
Para o desenvolvimento do projeto o aluno será integrado numa equipa de I&D;
No semestre 2 será atribuída bolsa ao aluno.

Observações

Conhecimentos requeridos ao aluno:
Linguagem Ruby;Cucumber;Jenkins;Conhecimentos Linux.

Aspetos Inovadores:
Como aspetos inovadores, salienta-se a tentativa de utilização de uma metodologia de teste tipo "caixa-preta" (sem necessidade de conhecimento profundo do sistema que se pretende testar) e tentativa de aumento da resiliência dos testes às mudanças (ex.: mudanças retrocompatíveis ou apenas alterações de configuração) dos sistemas em teste.

Orientador

Francisco Manuel Marques Fontes
oriontes@sapo.pt 📩