Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-20 12:45:06 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Ambiente Interativo para Construção e Simulação de Algoritmos

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

DEI

Enquadramento

A presente proposta integra-se num projeto mais alargado que envolve uma equipa do Instituto Politécnico de Macau (IPM) e do Departamento de Engenharia Informática (DEI) e o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC). Este projeto tem como objetivos estudar as características e dificuldades dos alunos do IPM nas disciplinas introdutórias de programação. Em consequência dos problemas identificados surge a proposta deste estágio no sentido de desenvolver uma ferramenta que permita uma intervenção pedagógica que permita reduzir as dificuldades detetadas.

Objetivo

Este projeto integrará uma plataforma de recursos de apoio ao ensino e aprendizagem de programação. O estagiário deverá participar na análise, planeamento, concepção e construção de um ambiente para o desenvolvimento de atividades de programação. Esse ambiente incluirá atividades de construção e simulação de algoritmos existindo para tal 2 modos diferenciados (construção e simulação). A construção de algoritmos possibilitará a utilização de elementos correspondentes às estruturas de controlo habitualmente utilizadas numa disciplina introdutória de programação procedimental, nomeadamente estruturas sequenciais, de seleção, de repetição, bem como a inclusão de funções e arrays. No modo de simulação dos algoritmos construídos, existirá a possibilidade de executar a totalidade do algoritmo ou apenas partes do algoritmo. No primeiro caso será possível definir a velocidade de execução, sendo salientada a estrutura atualmente em execução. No segundo caso, as partes a executar serão definidas pelo utilizador, através da introdução de breakpoints. Existirá também a possibilidade do algoritmo construído ser traduzido para diversas linguagens de programação (Python, C, Java,...). Em qualquer dos casos será possível inspecionar o fluxo de controlo de um programa e o comportamento das variáveis durante a execução do código.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 – Revisão da bibliografia e estado-da-arte/ Análise de plataformas de ensino/aprendizagem de programação com objetivos similares
Fase 2 – Análise da solução tecnológica a usar/ Análise técnica de plataformas, aplicações e/ou soluções tecnológicas que serão utilizadas no desenvolvimento da aplicação;
Fase 3 – Elaboração da proposta de solução a implementar
Fase 4 – Elaboração do relatório intermédio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 5 – Implementação da ferramenta
Fase 6 - Testes
Fase 7 – Apoio à escrita de artigos científicos de divulgação dos resultados do projeto. 
Fase 8 – Escrita da Tese

Condições

Estágio com possibilidade de remuneração.

Observações

Competências esperadas: Conhecimentos de programação em PHP e mySQL e de preferência da arquitetura da plataforma Moodle.

Orientador

António José Nunes Mendes
toze@dei.uc.pt 📩