Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 09:40:44 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

2017_N66 Desenvolvimento de Software para automatização de testes para produtos e soluções xGPON

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

A Altice Labs desenvolve e fabrica produtos/sistemas para redes de telecomunicações. Neste âmbito, o desenvolvimento de software embedded é cada vez mais complexo e com um time-to-market muito reduzido. A automatização de testes é hoje uma componente vital no ciclo de desenvolvimento de produtos xGPON, sendo a única forma de salvaguardar a qualidade em tempo útil. Para além do teste ao produto em si, torna-se imprescindível a sua validação no ecossistema tecnológico para o qual fora concebido, só possível com um grande suporte de equipamentos auxiliares controláveis por SW, todos articulados a fim de permitir a criação imediata dum determinado cenário (modelo de serviço "A"; cliente "B"; testes negativos "C", etc.), seguido da execução automática dum conjunto de testes funcionais e não funcionais sobre o mesmo, em particular, carga, performance e stress.

Objetivo

Propõe-se, no âmbito do projeto o desenvolvimento de software para a automatização de testes na linha de produtos xGPON, usando para o efeito as ferramentas de suporte à automatização de testes adotadas pela Altice Labs. Será possível participar em todo o ciclo de desenvolvimento, desde a especificação de requisitos à automatização de testes. Participar também no delineamento, construção de cenários, desenvolvimento e execução automática dum conjunto de testes funcionais e não funcionais, com enfoque na carga, performance, stress e escalabilidade. Pretende-se, também, que sejam exploradas todas as capacidades associadas à automatização de testes, nomeadamente, o alargamento da cobertura de testes e a resiliência dos mesmos face às alterações do software dos produtos.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Estudo e desenvolvimento de software para automatização de testes
na linha de produtos xGPON
Analise das ferramentas a utilizar para uma melhor à automatização.
Elaboração de relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Continuação do estudo com via à construção de cenários, desenvolvimento e execução automática dum conjunto de testes funcionais e não funcionais, com enfoque na carga, performance, stress e escalabilidade.
Elaboração de relatório Intermédio.

Condições

O aluno integrará processo de seleção;
O responsável do projeto fará parte na entrevista de forma a esclarecer o aluno sobre o desenvolvimento do projeto;
Para o desenvolvimento do projeto o aluno será integrado numa equipa de I&D;
No semestre 2 será atribuída bolsa ao aluno.

Observações

Competências requeridas para o desenvolvimento do projeto:
Liguagem Ruby;Cucumber;Jenkins;Conhecimentos Linux

Aspeto Inovador:
Como aspeto inovador, destaca-se a criação dum laboratório (sala técnica) idealmente automático, sem a necessidade de intervenção humana, e no qual é possível construir e usar cenários de teste através da provisão automática com recurso a ferramentas de software, e no qual os testes automáticos pemitem efetuar a validação de novas versões de SW; novos modelos de serviço; entre muitas outras aplicações, tudo em tempo útil.

Orientador

Francisco Manuel Marques Fontes
oriontes@sapo.pt 📩