Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 07:14:07 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Aprendizagem computacional em tempo real com sistemas difusos adaptativos (eFS- Evolving Fuzzy Systems)

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

Laboratório de Computação Adaptativa CISUC

Enquadramento

A extração de conhecimento a partir de dados, nomeadamente de grandes quantidades de dados quotidianamente gerados nas múltiplas atividades humanas, é uma questão cada vez mais importante na atividade do Engenheiro Informático. A lógica difusa e os sistemas difusos são ferramentas com grande potencialidade para desenvolver modelos verbalizados semanticamente interpretáveis pelo utilizador. No entanto eles só terão aplicabilidade se forem capazes de se adaptar às evoluções da realidade, requerendo por isso funcionalidades de aprendizagem em tempo real. Este projeto enquadra-se no desenvolvimento de tais sistemas.

Objetivo

Desenvolver um sistema para aprendizagem computacional a partir de dados de sistemas e processos recolhidos em tempo real, nomeadamente no contexto neuro-difuso. O desenvolvimento de sistemas difusos aos quais seja atribuível, à posteriori, uma interpretação semântica é uma etapa essencial na extração de conhecimento sistémico e sistemático sobre a realidade em observação. As propriedades de transparência e interpretabilidade dos conjuntos difusos são uma das chaves para a questão, e serão o objeto principal deste desenvolvimento. Trata-se de um tema com grande potencial de investigação.
Espera-se o desenvolvimento de novas métricas de similaridade de conjuntos difusos que possibilitem a tomada de decisão sobre a fusão de conjuntos difusos e de regras difusas (pruning).
O desenvolvimento de técnicas recursivas de clustering, agrupando os novos dados e criando ou não novas regras difusas conforme a análise dos agrupamentos, será uma etapa necessária.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1- Estudo bibliográfico do problema e das soluções perspetivadas.
2- Desenvolvimento preliminar de técnicas de simplificação de conjuntos e de regras difusas extraídas de dados por técnicas recursivas de clustering.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

1- Desenvolvimento de sistemas difusos interpretáveis à posteriori através de técnicas de simplificação ou redução de regras difusas com vista à obtenção de propriedades de transparência e interpretabilidade.

2- Teste de aplicações em ambientes de simulação e ambientes reais.


Condições

contactar o orientador

Observações

O estágio decorrerá no Grupo de Computação Adaptativa.
Para informações adicionais contactar o orientador.

Orientador

António Dourado Pereira Correia
dourado@dei.uc.pt 📩