Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 06:02:28 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Plataforma Web para ensino de Modelo de Entidade e Relacionamento Estendido

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

DEI

Enquadramento

Nesta proposta de estágio um modelo de entidade e relacionamento estendido EER é uma extensão ao modelo ER, que além de descrever os dados como sendo entidades, atributos ou relacionamentos, ainda incorpora os conceitos semânticos como subclasse, superclasse, herança de atributos, generalização/especialização e categorias.
Num ambiente virtual de ensino e aprendizagem, com foco no ensino e resolução de problemas EER, o estudante poderá desenhar uma solução de um problema de domínio específico a partir da plataforma web.
Existem algumas iniciativas para o desenho de ER e EER na área do ensino, como por exemplo o EER-Tutor aplicado no ensino, Erdplus e DRAW.IO, aplicado em edições de diversos tipos de diagramas na web, incluindo o modelo ER.
Os ambientes virtuais incluem normalmente uma interface que permite ao estudante a leitura do enunciado do problema e propor sua solução, seja no modo de exercício ou avaliação. Consequentemente é necessário incluir, editar e excluir questões e respostas, que são os elementos que compõem uma avaliação. Ainda, existem funcionalidades por tipo de utilizador professor e aluno.
É ainda necessário emitir um feedback após a submissão do EER, assim como proporcionar uma comunicação assíncrona que restaure as últimas alterações realizadas pelos utilizadores.
Links: EER-Tutor: http://ictg.cosc.canterbury.ac.nz:8005/eer-tutor/login ; Erdplus: https://erdplus.com/#/ ; DRAW.IO: https://www.draw.io/

Objetivo

Desenvolvimento de uma Plataforma Web de ensino de Modelo de Entidade e Relacionamento Estendido, baseado na tecnologia DRAW.IO, JGraph e mxGraph, com PHP, focando sobretudo:
a) Inserir, editar e excluir utilizadores;
b) Inserir, editar e excluir turmas;
c) Inserir, editar e excluir avaliações;
d) Inserir, editar e excluir questões;
e) Inserir, editar e excluir EER;

Plano de Trabalhos - Semestre 1

a) Estudo de soluções existentes no mercado e levantamento e definição de requisitos e da arquitetura (escrita e entrega de capítulo até 1ªmês);
b) Desenvolvimento e teste dos módulos de software (implementação e escrita e entrega de capítulo até 2ªmês);
c) Integração dos módulos de software (integração e escrita e entrega de capítulo até 3ªmês);
d) Testes da plataforma (teste e escrita e entrega de capítulo até 4ªmês);

Plano de Trabalhos - Semestre 2

a) Planeamento da aplicação numa turma de licenciatura em Engenharia (escrita e entrega de capítulo até 5ªmês).
b) Aplicação e coleta de dados numa turma de licenciatura em Engenharia (6ªmês);
c) Análise de resultados (escrita e entrega de capítulo até 7ªmês);
d) Escrita da dissertação / relatório (conclusão da dissertação 8ª e 9ªmês).

Condições

Possuir conhecimentos sobre desenvolvimento de soluções para ambiente Web. Serão disponibilizadas instalações e os recursos computacionais necessários à realização do estágio.

Observações

Pode ser desenvolvido maioritariamente a distância.
Este estágio é co-orientado pelo Eng. Adriano Lino, aluno do Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação da Universidade de Coimbra.

Orientador

Álvaro Rocha
amrocha@dei.uc.pt 📩