Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-24 16:59:08 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Recolha e Análise de dados de mobilidade utilizando pegadas digitais

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Ambient Intelligence Lab (AmILab)

Enquadramento

Metade da população mundial vive hoje em cidades, com 80% esperados em 2050. As cidades produzem mais de 80% do PIB mundial, consomem 75% dos recursos naturais, e geram 50% dos resíduos produzidos no planeta. A eficiência nos recursos em cidades é assim essencial para a sustentabilidade local e mundial, ao mesmo tempo que possibilitam poupanças económicas significativas. É, pois, urgente o desenvolvimento e integração de ferramentas e serviços para promover a eficiência de recursos em áreas urbanas com baixos impactos ambientais, contribuindo para a promoção do desenvolvimento económico, e preservando os níveis atuais de performance.
Os sistemas ubíquos vieram permitir a recolha de dados de forma transparente e em grande quantidade, nomeadamente através de sensores de vários tipos colocados no terreno, de aplicações móveis a correr em “smarphones” e da análise das redes sociais. Como exemplo, temos a recolha das posições GPS dos cidadãos, o que, em conjunto com algoritmos de deteção de modo e reconstrução da rota com auxílio de diários de viagem, nos permitem modelar a mobilidade urbana. Este estágio enquadra-se no projeto URBY.Sense, que irá estudar a mobilidade dos utilizadores para a extração de padrões de mobilidade em cenários fora da rotina (ou seja, lazer, social, turismo, etc.) a partir de múltiplas fontes de dados.

Objetivo

Neste estágio pretende-se, essencialmente, trabalhar sobre duas vertentes:
a) Desenvolver uma aplicação para Android que permita recolher dados de sensores (posição, velocidade, direção, etc.) a partir dos smartphones dos cidadãos durante os seus trajetos diários. Esta aplicação deverá funcionar como diário de viagem para permitir, por exemplo, validar o modo de transporte.
b) Colaborar ativamente no processo de análise dos dados recolhidos e outras fontes de dados complementares disponíveis (como dados recolhidos em veículos e dados das redes sociais).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Aprofundamento conhecimentos Set-Out 2017
Especificação de requisitos Out-Dez 2017
Relatório intercalar Dez-Jan 2018

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Desenvolvimento da aplicação (móvel e "backoffice") Nov-Mar 2018
Recolha de dados de mobilidade Fev-Abr 2018
Análise de dados e avaliação de resultados Mar-Jun 2018
Escrita tese Jan-Jun 2018
Preparação defesa Jul 2018

Condições

Conhecimentos de Programação e Reconhecimento de Padrões. Apetência para novos desafios e gosto/curiosidade pela área da mobilidade urbana.

Observações

O estágio será remunerado em função do desempenho do candidato e de acordo com as condições de financiamento do projeto URBY.Sense. O projeto URBY.Sense (PTDC/ECM-TRA/6803/2014) é financiado pelo COMPETE 2020 - Portugal 2020 (POCI), FEDER e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Orientador

Carlos Lisboa Bento (co-orientação Rui Jorge Gomes)
bento@dei.uc.pt 📩