Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-23 09:55:08 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Geração automática de trocadilhos em português

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

DEI/FCTUC

Enquadramento

A Criatividade Computacional é uma subárea emergente da Inteligência Artificial que visa o desenvolvimento de sistemas computacionais com comportamentos que possam ser considerados criativos.

Destacam-se sistemas capazes de compor música, gerar arte visual, escrever poesia ou produzir humor. Na última década, o grupo CMS do CISUC tem sido activo na área e esteve recentemente envolvido em dois projectos Europeus, o PROSECCO e o ConCreTe.

A geração automática de humor tem sido explorada por autores que se focaram em vários tipos de piada, tais como one-liners, knock-knock, that’s what she said, reescrita de acrónimos, ou trocadilhos pergunta-resposta, como: What do you call a murderer that has fibre? A cereal killer. Todos estes trabalhos foram feitos para o inglês.

Para português, contudo, há pouco trabalho na área. Uma das primeiras aproximações ao tema, desenvolvida precisamente no CISUC, resultou num bot no Twitter, capaz de gerar memes com base em notícias recentes (ver @memegera).

Há ainda a dizer que há cada vez é mais sistemas inteligentes com os quais é possível interagir através da nossa linguagem, falada ou escrita (vulgo, chatbots). De forma a adoptar um comportamento mais humano, é importante que estes sistemas sejam capazes de reconhecer e de produzir humor, com base no contexto e no conhecimento que têm disponível.

Objetivo

Nesta dissertação pretende-se trabalhar na geração de alguns tipos de humor em português. O trabalho deverá culminar na implementação de um protótipo capaz de produzir, automaticamente, texto com propriedades humorísticas, de preferência com algum grau de novidade e capacidade de surpreender os utilizadores.

Algumas das técnicas a aplicar passarão pela identificação automática ou semi-automática de padrões em trocadilhos conhecidos, tais como os seguintes:

O que acontece quando dois bandidos caem ao mar?
Há uma onda de crimes.

Porquê que a vaca foi para o espaço?
Para se encontrar com o vácuo.

Que tipo de medicamento toma um ananás quando está com dores?
Um ananalgésico.

No primeiro caso, tira-se partido da ambiguidade da palavra ‘onda’, da sua relação com ‘mar’ e da sua utilização na expressão ‘onda de crimes’, por sua vez relacionada com ‘bandidos’. No segundo caso, a semântica é combinada com a proximidade fonética entre ‘vaca’ e ‘vácuo’. No terceiro caso, há uma sequência de letras comum entre as palavras “ananás” e “analgésico” para se construir uma terceira “ananalgésico”.

Conhecimento acerca das relações entre palavras e dos seus possíveis significados encontra-se normalmente em bases de conhecimento lexical. Nos últimos anos, alguns desses recursos foram também desenvolvidas no grupo CMS (CARTÃO, Onto.PT), e poderão, para além de outros recursos linguísticos, ser exploradas para a realização deste trabalho.

O modelo de geração de humor desenvolvido deverá materializar-se num sistema capaz de produzir humor como resposta a estímulos, que podem ser notícias, tweets, ou mesmo interações com um utilizador. Neste último caso, poderia mesmo funcionar como um chatbot humorístico.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Estudo do estado da arte relativamente a humor computacional
- Levantamento de técnicas adaptáveis à geração de trocadilhos humorísticos
- Especificação de um modelo de humor a gerar
- Elaboração da proposta de dissertação

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Implementação do protótipo
- Experimentação e avaliação do protótipo
- Elaboração da dissertação
- Escrita de artigo científico

Condições

- Implementação do modelo
- Experimentação e avaliação do modelo
- Implementação do sistema
- Elaboração da dissertação
- Escrita de artigo científico

Observações

O local de trabalho será o laboratório de investigação do grupo CMS do CISUC onde haverá um acompanhamento regular por parte dos orientadores.

Orientador

Hugo Gonçalo Oliveira
hroliv@dei.uc.pt 📩