Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 09:37:53 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Continuous Testing

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

Coimbra, Taveiro

Enquadramento

Este estágio consiste no estudo da integração de testes de software automáticos nos processos de desenvolvimento de Software e Continuous Delivery da Critical.
Um dos grandes desafios para a Engenharia de Software tem sido desenvolver software de qualidade dentro dos prazos e custos estabelecidos. A preocupação com a qualidade dos produtos de software é cada vez maior. Desta forma, são criado mecanismos para que a qualidade possa ser planeada, controlada, avaliada e alcançada. Os testes são uma parcela extremamente relevante neste processo de qualidade de software.
A execução de testes de software procura comparar os resultados reais com os resultados previstos, e pode ser efectuada tanto de forma manual como automatizada. A execução manual consiste na reprodução por uma pessoa do teste previamente definido e documentado. Para a execução dos testes automatizados são desenvolvidos scripts que simulam as tarefas manuais e serão executados automaticamente. A automatização é muito relevante quando é necessária a realização de tarefas repetitivas e sistemáticas, permitindo a execução rápida de um grande conjunto de testes, sem a intervenção de um operador. Estas mais-valias são essenciais para o processo de desenvolvimento em entrega contínua (continuos delivery / continuos integration).
O objectivo deste estágio é analisar, projetar e integrar ferramentas e procedimentos de automação, gestão e monitorização que melhorarão a automação de testes na Critical Software e a sua integração num ambiente de continuos integration e continuos delivery.
Ao estagiário oferece-se a possibilidade de realizar o seu trabalho de estágio numa equipa e num contexto de desenvolvimento de tecnologia e promoção da inovação, e o contacto com as práticas e o processo que suportam esse contexto. Oferece-se ainda a possibilidade de desenvolvimento ao mais alto nível de competências nos domínios de software test automation e continuous integration. Esta proposta de estágio inclui a experimentação de novas tecnologias e garante a formação efetiva de um estagiário, através da sua total integração numa equipa de projeto da CRITICAL Software, desempenhando funções relevantes e compatíveis com a sua formação académica, proximamente acompanhadas por elementos seniores da equipa.

Objetivo

O presente projecto pretende atingir os seguintes objectivos genéricos:
• Adquirir conhecimentos ao nível dos processos de engenharia de software (gestão, quality assurance, desenvolvimento de software, continuous delivery, continous testing, etc.).
• Adquirir know-how nas tecnologias de automatização de testes de software.
• Adquirir know-how nas metodologias e ferramentas de continuos integration.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Pretende-se que numa primeira fase, seja realizada uma análise às plataformas e soluções existentes no mercado no que concerne a automatização de testes de software e continuos integration, delineando qual a melhor estratégia de implementação destes testes no contexto das necessidades do produto existente, tendo em atenção as necessidades do mesmo e requisitos em termos de roadmap do desenvolvimento do produto.
As principais atividades a desenvolver no âmbito do projeto de dissertação são:
• ▪ T1: Conhecimento do produto e dos processos de desenvolvimento e entrega atualmente em curso neste e noutros projetos da Critical Software. Definição e avaliação dos requisitos do produto existente bem como análise das possíveis soluções existentes no mercado para satisfação dos requisitos de qualidade e automatização de testes. Provas de conceito das ferramentas a utilizar.
• ▪ T2: Definição, espeficificação e análise da solução a utilizar para automatizar os diferentes tipos de teste no ambiente the Continuous Delivery. Esta especificação e análise terão o apoio de elementos da equipa da Critical Software. Durante esta fase o aluno deverá produzir um relatório técnico preliminar sobre o seu trabalho;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

• ▪ T3: Integração e configuração das ferramentas especificadas. Estas tarefas serão acompanhadas de atividades de verificação a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Critical Software;
• ▪ T4: Validação da solução no contexto operacional de continuos delivery da Critical. Durante esta fase deverá também ser criado um conjunto de materiais de formação, com a informação de como utilizar, configurar e estender as funcionalidades do que foi desenvolvido.
• ▪ T5: Produção da dissertação.

Condições

A Critical Software procura um aluno com formação base de engenharia informática e que apresente os conhecimentos técnicos de desenvolvimento de software inerentes às funções a desempenhar no contexto da dissertação proposta, não sendo exigida qualquer experiência profissional prévia.
Na escolha do candidato, a Critical Software tem em conta, não só as suas competências técnicas como as competências comportamentais, sendo que as duas categorias de competências são avaliadas com uma importância semelhante. Espera-se igualmente que o(a) candidato(a) esteja motivado para integrar o programa formativo e de acompanhamento proposto pela Critical Software e iTGROW.
Adicionalmente, o gosto, interesse ou conhecimentos na área de automação de testes serão valorizados.
Note-se que é condição para a atribuição do projeto de dissertação a realização de provas de seleção incluindo uma entrevista com os candidatos interessados.
A bolsa de estágio oferecida é de 450 euros.

Orientador

Tiago Neto Rodrigues
tjrodrigues@criticalsoftware.com 📩