Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-20 12:56:39 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Starfish - User Experience Design and Development

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

Coimbra, Taveiro

Enquadramento

A CRITICAL Software oferece no presente um conjunto de soluções e tecnologias que seguem o cutting edge tecnológico no contexto de disponibilização de serviços e produtos, seguindo os mais elevados padrões de desempenho, fiabilidade e experiência de utilização.
Este estágio consiste no desenho, desenvolvimento e documentação de uma biblioteca de componentes e estilos padrão, com uma identidade própria, denominada por Starfish. Esta potenciará o desenvolvimento de produtos e soluções seguindo as melhores práticas de interação e usabilidade.
Nos últimos 10 anos o mundo tornou-se viciado e dependente de software para todos os aspetos da vida humana. Está presente em todas as atividades individuais do ser humano, desde a ciência à arte, da instrução ao militar, dos jogos ao negócio. Durante este período várias mudanças aconteceram na forma como o software é desenvolvido: soluções monolíticas explodiram em várias mais pequenas que comunicam entre si, metodologias Waterfall abrem espaço a métodos Agile, e a usabilidade passou a ter uma presença e importância muito maior, comparada com os outros aspetos, se não maior.
Os utilizadores têm expectativas cada vez mais elevadas na forma como o software é apresentado, tanto em forma como interação. É também este o caso com os clientes da CRITICAL Software, desde os sectores públicos aos militares, espaço e aviação. Independentemente da complexidade do sistema é esperada uma entrega de soluções que tenha não apenas as funcionalidades certas, mas sim as funcionalidades certas no momento exato e no contexto certo.
É objetivo deste estágio integrar o estagiário numa equipa de Frontend Development, analisar o estado da arte, adquirir conhecimento em tecnologias, tais como: HTML, CSS, Angular, Polymer, React, Javascript, Typescript, NPM e Docker.
Ao estagiário oferece-se a possibilidade de realizar o seu trabalho de estágio numa equipa e num contexto de desenvolvimento de tecnologia e promoção da inovação, e o contacto com as práticas e o processo que suportam esse contexto. Oferece-se ainda a possibilidade de desenvolvimento ao mais alto nível de competências nos domínios de software test automation e continuous integration. Esta proposta de estágio inclui a experimentação de novas tecnologias e garante a formação efetiva de um estagiário, através da sua total integração numa equipa de projeto da CRITICAL Software, desempenhando funções relevantes e compatíveis com a sua formação académica, proximamente acompanhadas por elementos seniores da equipa.

Objetivo

O presente projecto pretende atingir os seguintes objectivos genéricos:
• Adquirir conhecimentos ao nível dos processos de engenharia de software (gestão, quality assurance, desenvolvimento de software, continuous delivery, continous testing, etc.).
• Adquirir know-how em tecnologias e ferramentas de frontend development.
• Contribuir para o desenvolvimento da biblioteca de componentes Starfish.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O aluno será integrado, em contexto iTGrow, na equipa R&D da área Frontend Development e terá como objetivo o estudo, análise, especificação e integração de um conjunto de componentes na biblioteca Starfish.
Pretende-se que numa primeira fase, seja realizada uma análise às ferramentas e soluções existentes no mercado, delineando qual a melhor estratégia de implementação destes componentes no contexto das necessidades do produto existente, tendo em atenção as necessidades do mesmo e requisitos em termos de roadmap do desenvolvimento do produto.
As principais atividades a desenvolver no âmbito do projeto de dissertação são: • ▪ T1: Conhecimento do produto e dos processos de desenvolvimento e entrega atualmente em curso neste e noutros projetos da CRITICAL Software. Analisar o estado da arte e apresentar uma prova de conceito nas tecnologias selecionadas;
• ▪ T2: Definição, especificação e análise da solução e tecnologias a utilizar para o desenvolvimento da biblioteca de componentes. Esta especificação e análise terão o apoio de elementos da equipa da CRITICAL Software. Durante esta fase o aluno deverá produzir um relatório técnico preliminar sobre o seu trabalho;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

• ▪ T3: Integração na equipa de desenvolvimento e implementação dos componentes;
• ▪ T4: Validação e documentação da solução. Durante esta fase deverá ser criado um conjunto de materiais de formação, com a informação de como utilizar, configurar e estender as funcionalidades do que foi desenvolvido.
• ▪ T5: Produção da dissertação.

Condições

A Critical Software procura um aluno com formação base de engenharia informática e que apresente os conhecimentos técnicos de desenvolvimento de software inerentes às funções a desempenhar no contexto da dissertação proposta, não sendo exigida qualquer experiência profissional prévia.
Na escolha do candidato, a Critical Software tem em conta, não só as suas competências técnicas como as competências comportamentais, sendo que as duas categorias de competências são avaliadas com uma importância semelhante. Espera-se igualmente que o(a) candidato(a) esteja motivado para integrar o programa formativo e de acompanhamento proposto pela Critical Software e iTGROW.
Adicionalmente, o gosto, interesse ou conhecimentos na área de automação de testes serão valorizados.
Note-se que é condição para a atribuição do projeto de dissertação a realização de provas de seleção incluindo uma entrevista com os candidatos interessados.
A bolsa de estágio oferecida é de 450 euros.

Observações

O plano e duração do projeto de Dissertação são flexíveis de forma a adaptar-se às condições definidas pela instituição de ensino.

Orientador

Nelson Vilhena
nelson-vilhena@criticalsoftware.com 📩