Titulo Estágio
Desenvolvimento de um sistema de informação para gestão de projectos de arquitectura
Área Tecnológica
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Instituto Pedro Nunes
Enquadramento
O estágio proposta enquadra-se numa solicitação feita ao Instituto Pedro Nunes pelo Atelier Mercês Vieira Camilo Cortesão, para desenvolvimento de um sistema de informação suportado em Web, para gestão de projecto de arquitectura.
Objetivo
O trabalho a desenvolver visa a implementação de um sistema de suporte às actividades do atelier MVCC.
As funcionalidades do sistema a desenvolver podem ser divididas em 8 módulos:
• Gestão de utilizadores, contactos e permissões;
• Gestão de contratos;
• Gestão de requerimentos de férias
• Gestão de registo de faltas;
• Gestão de computadores e software;
• Gestão de projectos;
• Gestão de empresas externas;
• Registo de correspondência;
No âmbito da Gestão de utilizadores, contactos e permissões, será possível adicionar, alterar e desactivar colaboradores e respectivos contactos. Será também possível atribuir e remover permissões aos utilizadores do sistema.
O módulo de gestão de contratos deverá possibilitar o registo dos contratos de trabalho dos funcionários, possibilitando o registo dos diferentes tipos de contrato (termo certo, termo incerto e sem termo) e reflectindo as suas renovações, caso se aplique. Deve ser possível visualizar o contrato de trabalho na gestão de pessoas.
O sistema deverá permitir o registo de faltas e de requerimentos de férias, todos os utilizadores terão acesso a estas funcionalidades. O sistema permitirá que exista um grupo de pessoas que fica responsável pela aprovação/rejeição dos requerimentos de férias e outro grupo para as faltas (as pessoas associadas a cada grupo podem ser as mesmas). Os registos de férias “Aprovados” e de faltas “Aprovadas” só podem ser anulados pelas pessoas responsáveis pela gestão, no entanto se o requerimento ainda estiver no estado pendente, este também pode ser anulado pela pessoa que o criou. O sistema permitirá visualizar o mapa de ausência, preenchido com os dias de férias e as faltas dos utilizadores.
No âmbito da gestão de computadores e software, o sistema permitirá o registo dos computadores existentes e o registo de todo o software que o computador pode ter instalado.
No âmbito da gestão de projectos, o sistema deverá possibilitar o registo de projectos, guardando os respectivos dados de identificação, a previsão do número de horas que se prevê gastar no decorrer do mesmo e a previsão de receitas (montantes e datas previstas de facturação). Para além destes dados o sistema deve permitir associar especialidades a cada projecto e a cada especialidade associar empresas externas e valores contratados.
O sistema deve estar preparado para enviar avisos com a necessidade de emissão de facturas e avisos com a necessidade de efectuar pagamentos. Estes avisos serão enviados em função das datas inseridas inicialmente e que poderão ser alteradas ao longo do projecto.
No âmbito do módulo de projectos deverá ainda ser possível fazer o registo de horas de trabalho por parte dos trabalhadores da MVCC. Para isso deverá ser apresentado à pessoa um calendário com todos os dias do mês. Cada dia estará marcado com uma cor que varia consoante tenham sido ou não registadas horas de trabalho nesse dia. Não podem ser registadas horas para datas posteriores à actual e as horas registadas anteriormente não podem ser alteradas pela pessoa que as inseriu, só o gestor de projectos é que pode fazer essa alteração.
No final de cada mês devem ser lançadas despesas nos projectos, correspondentes às horas trabalhadas por cada pessoa em cada um dos projectos. Para esta contabilização das despesas, será atribuído um valor/hora ao trabalhador, sendo o valor a imputar a cada projecto directamente proporcional ao número de horas gastas no mesmo. O sistema deve ter a possibilidade de gerar mapas de imputações por projecto e mapas com resumos mensais e/ou anuais. Nestes mapas deve ser possível ver o balanço entre as horas reais efectuadas por um trabalhador e as horas que estavam previstas ser efectuadas.
Para além das despesas relacionadas com as horas gastas pelos trabalhadores, o sistema permitirá ainda o lançamento de outras despesas nos projectos.
O sistema deverá permitir o registo, por projecto, de documentos de entrega (Guias de envio) que servirão como comprovativo de entrega de documentos. Deverá ser possível consultar e imprimir a informação inserida. Em relação às permissões, cada trabalhador terá acesso a esta funcionalidade e as guias só poderão ser alteradas por pessoas com permissão para tal.
O sistema deverá incluir um módulo onde possa ser feita a gestão das empresas externas. Neste módulo deve ser possível registar os dados que identificam as empresas e deve ser possível registar as especialidades para as quais a empresa está apta para colaborar. Este módulo deve ainda reflectir os projectos em que a empresa está associada, mostrando os valores contratados e os valores já pagos.
No âmbito do módulo de registo de correspondência, o sistema deve permitir o registo de toda a correspondência recebida, possibilitando que seja reencaminhada para a pessoa correcta e ainda que possa ser dado tratamento à correspondência (colocar despacho, arquivar, etc.).
Ao sistema podem ser adicionados outros módulos, pois ele será construído de forma modular, facilitando a evolução do mesmo.
Esta proposta contempla ainda a análise de um módulo onde possa ser efectuado o registo de custos fixos ou variáveis afectos ao funcionamento do escritório, bem como a afectação dos mesmos aos projectos em curso. Este módulo não será implementado no âmbito desta proposta, apenas especificado.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
O software a desenvolver neste estágio pode ser dividido em duas grandes componentes: uma de requisitos mais estáveis e outra de requisitos mais voláteis. A primeira, a decorrer no primeiro semestre, que se suporta na adaptação de módulos da plataforma a reutilizar, será usada para aprendizagem de tecnologias.
As tarefas previstas são:
- Estudo das tecnologias e da plataforma que servirá de base ao sistema a desenvolver;
- Estudo de processos e ferramentas para testes de sofware;
- Desenho de um processo de testes e escolha de ferramentas de suporte a usar não só para o projecto em causa, mas também para futuro, para toda a plataforma que se está a reutilizar.
- Identificação de requisitos e realização de gap analysis face aos módulos a reutilizar;
- Instalação e configuração de um ambiente de desenvolvimento, um de staging e um de produção;
- Adaptação dos módulos reutilizados (Gestão de utilizadores, contactos e permissões; Gestão de contratos; Gestão de requerimentos de férias; Gestão de registo de faltas; Gestão de computadores e software);
- Disponibilização de uma versão 1.0 do sistema para uso dos utilizadores finais;
Plano de Trabalhos - Semestre 2
O 2º Semestre é dedicado ao desenvolvimento dos módulos cujos requisitos são mais voláteis, nomeadamente Gestão de Projectos, Gestão de Empresas Externas e Registo de Correspondência. Embora estes módulos sejam em menor número que os do primeiro semestre, correspondem à maior fatia do esforço neste estágio.
Dada a volatilidade dos requisitos será necessário utilizar um processo de desenvolvimento de software incremental, para juntamente com o cliente desenhar os processos de negócio e o sistema que os irá suportar.
Durante este semestre estão previstos pelo menos dois momentos de disponibilização de novas versões do software ao cliente. Nestes, é feita uma apresentação formal e seleccionados e elaborados os requisitos a implementar no incremento seguinte.
Durante este semestre está prevista a elaboração de documentação diversa.
Condições
O estágio será remunerado e decorrerá nas instalações do Instituto Pedro Nunes.
O Instituto Pedro Nunes disponibilizará as condições necessárias para que o estágio decorra normalmente.
Orientador
Carlos João Bento da Costa Madeira Lopes
clopes@ipn.pt 📩