Titulo Estágio
Motor de visualização biologicamente inspirado
Área Tecnológica
Multimédia
Local do Estágio
CISUC
Enquadramento
A presente proposta integra-se nos objectivos de investigação do grupo
Cognitive and Media Systems (CMS) do CISUC, que tem vindo tem vindo a
desenvolver trabalho de investigação na área da Arte Computacional e Visualização de Informação.
Objetivo
Hoje em dia assiste-se à aplicação constante de modelos de visualização
de informação a dados de grande especificidade. Estes modelos são
recorrentemente implementados de raiz para cada visualização. Esta
dissertação visa a exploração de uma família de modelos que não esteja à
partida especificado em termos de forma. Optando por dar ênfase ao
agrupamento visual qualitativo dos dados, será possível desenvolver um
sistema que, através do seu comportamento e tradução visual, seja capaz
de apresentar padrões para diferentes tipos de dados. A narrativa como
técnica de visualização de informação será central ao sistema que,
podendo apresentar um comportamento não determinístico, irá contar
sempre a mesma história. Neste âmbito e tendo em conta o comportamento
do sistema, será possível também explorar a interpolação visual de dados
discretos em intervalos irregulares de tempo, como um modelo de
visualização contínuo.
O motor será biologicamente inspirado em dois pontos fulcrais:
implementação com base num sistema inteligente multi-agente capaz de se
adaptar e gerar uma família de modelos de visualização sem conhecimento
semântico do tipo de dados; tradução visual para processos naturais e
estética predominantemente orgânica. Desta forma, o sistema reagirá
adaptativamente a um stream de dados em que os tuplos possuem informação
temporal. A especificação destes tuplos de informação é fulcral e
deverá ser fixa independentemente do tipo de dados. O comportamento dos
agentes será directamente afectado por cada tuplo. Dos artefactos finais
produzidos espera-se grande cuidado e polimento estéticos.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 - Revisão da bibliografia e estado da arte.
Fase 2 - Estudo e escolha das tecnologias a utilizar.
Fase 3 - Especificação inicial de um sistema de tuplos e regras do
sistema multi-agente.
Fase 4 - Implementação de um protótipo e realização de testes com um
tipo de dados.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 5 - Estudo e redefinição dos tuplos e regras do sistema com base na
generalização para outros tipos de dados.
Fase 6 - Variação das regras do sistema como forma de ampliação dos
tipos de modelos.
Fase 7 - Testes e experimentação com vários tipos de dados. Avaliação da
eficiência na síntese visual
Fase 8 - Exploração e refinamento estéticos.
Fase 9 - Escrita da Dissertação.
Condições
O trabalho
será desenvolvido no grupo de Cognitive and Media Systems com recurso a
recursos computacionais adequados.
Orientador
Prof. Penousal Machado
machado@dei.uc.pt 📩