Titulo Estágio
O que será o futuro? – construção de um portal interactivo
Área Científica
Comunicação, web design, multimédia, arte&design
Local do Estágio
Coimbra
Enquadramento
A civilização contemporânea tem sido surpreendida quase diariamente com novas realizações que resultam do desenvolvimento da tecnologia digital, alargando as fronteiras da imaginação e colocando desafios às empresas e produtos e serviços convencionais.
O que será o futuro? Esta é a questão determinante que importa perceber, permitindo capturar oportunidades para conceber hoje as novas soluções a oferecer ao mercado, criando mais valor para toda a comunidade.
O futuro não dependerá da tecnologia que for desenvolvida mas sim do uso que as pessoas derem à tecnologia. A compreensão e captura antecipada desta decisão dos utilizadores permitirá às empresas diferenciar e melhorar a oferta, gerando mais valor em produtos e serviços.
Importa rasgar o paradigma “o digital é uma ameaça para o produto xyz que não incorpora tecnologia digital” que deve ser substituído pela análise sistemática e criativa das novas realizações.
Os produtos convencionais que não incorporam tecnologia digital podem evoluir com novas funcionalidades e mais interactividade e os sistemas digitais deverão evoluir ficando mais “próximos” dos seres humanos utilizando interfaces mais eficazes.
A descoberta de tendências de mercado, a identificação precoce de novas tecnologias e o estímulo à criação de novas ideias são ferramentas determinantes na construção de soluções que assumem uma nova dimensão com o desenvolvimento da web 2.0 permitindo criar portais de comunicação e interacção com elevada eficácia.
Objetivo
Concepção e desenvolvimento de um portal interactivo de comunicação e geração de novas soluções utilizando a web 2.0.
O sistema utilizará estratégias de comunicação baseadas na imersão nas redes sociais e profissionais, oferecendo desafios com interesse para os utilizadores.
O sistema funcionará como um laboratório de ideias interactivo utilizando recursos multimédia, nomeadamente animação, de forma a estimular a descoberta de sinergias entre os produtos convencionais e a tecnologia digital.
O sistema funcionará em modo de cooperação aberto mas condicionado por mecanismos de supervisão de forma a prevenir eventuais perdas de informação, ataques maliciosos e outras formas de destruição de valor.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 – Estudo do estado da arte e identificação da tecnologia disponível
Fase 2 – Estudo da situação actual da empresa, mercados e produtos para definição preliminar de requisitos
Fase 3 – Estudo das soluções tecnológicas a adoptar com realização de testes preliminares de adequabilidade
Fase 4 – Desenvolvimento de um protótipo simples para demonstração de conceito.
Fase 5 – Elaboração da proposta de dissertação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 6 – Desenvolvimento detalhado da solução
Fase 7 – Testes de validação e revisão
Fase 8 – Escrita da dissertação
Condições
O estágio será realizado preferencialmente nas instalações do DEI.
Serão realizadas reuniões periódicas com a empresa.
O estágio não é remunerado podendo no entanto vir a estar disponível uma bolsa que dependerá de aprovação pela entidade oficial.
Observações
Os resultados da exploração do portal bem como as metodologia de comunicação e interacção com os utilizadores são propriedade da empresa. Adicionalmente a empresa tem o direito de explorar a solução tecnológica desenvolvida, bem como promover a sua manutenção, modificação ou alteração significativa.
Orientador
Responsável área inovação.
cotactarcoordenadorMDM@dei.uc.pt 📩