Titulo Estágio
High Performance GPU Data Processing
Área Tecnológica
Computação de Elevado Desempenho / Processamento de Dados
Local do Estágio
DEI no primeiro semestre, FeedZai no segundo
Enquadramento
Actualmente as placas gráficas possuem um poder de processamento assombroso. A título de exemplo, uma placa de gama média (e.g., NVidia GTX 285) possui uma performance de cerca de 500 GFlops, muito superior à performance de um CPU normal. Curiosamente, os actuais sistemas de processamento de dados não exploram todo este potencial disponível.
A FeedZai Lda., em colaboração com o DEI, encontra-se a desenvolver um motor de processamento de streams de dados em tempo real (http://en.wikipedia.org/wiki/Event_Stream_Processing) chamado Pulse. Um dos objectivos do Pulse é utilizar o poder computacional disponível nas placas gráficas, aumentando significativamente o desempenho possível neste tipo de operações.
Este estágio enquadra-se no projecto Pulse, visando fazer um proof-of-concept e prototipagem da tecnologia a ser implementada no produto em desenvolvimento.
Objetivo
O objectivo deste estágio é conceber, programar, testar e medir sistemas de processamento de dados em tempo real que permitam tirar partido de GPUs para processamento de alta performance de dados.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Preparação (2 meses): Integração na área de investigação/trabalho, analisando artigos científicos e ambientes de execução para processamento de dados, assim como aprendizagem da tecnologia CUDA da NVidia. Durante esta fase espera-se que sejam escritos dois capítulos da dissertação: (1) Introdução; (2) Estado-da-Arte.
Desenvolvimento Iterativo (2 meses): Será adoptada uma abordagem iterativa de desenvolvimento, em que em cada ciclo de desenvolvimento (duas a três semanas) serão definidas experiências ou funcionalidades a implementar, assim como procedimentos de avaliação. Existirão reuniões semanais de acompanhamento do trabalho. No primeiro semestre pretende-se implementar pelo menos duas iterações.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Desenvolvimento Iterativo (3.5 meses): Continuação do desenvolvimento iterativo do projecto.
Conclusão (1.5 meses): Esta fase será dedicada à escrita dos restantes capítulos da dissertação assim como um artigo que sintetize o trabalho realizado.
É objectivo específico deste trabalho a escrita de um artigo, como resumo do trabalho realizado e sua avaliação. Este artigo poderá ser eventualmente submetido a um fórum apropriado, ou publicado como relatório técnico do DEI/FCTUC.
Condições
Estágio remunerado no 2º semestre com possível prémio de desempenho no final.
Orientador
Luis Pureza
bizarro@dei.uc.pt 📩