Titulo Estágio
Memória Autobiográfica em Personal Digital Assistants (PDAs)
Área Tecnológica
Artificial Intelligence; Cognitive Science
Local do Estágio
DEI; Laboratório do Cognitive and Media Systems
Enquadramento
Recentemente tem-se assistido
a um crescente interesse no desenvolvimento de sistemas para armazenamento de memórias
humanas e mais especificamente memórias autobiográficas [1,2]. Entre as
inumeras aplicações de tais sistemas encontram-se a sua utilidade para idoso,
pessoas com Alzheimer, funcionando como extensão da memória humana (proteses de
memória) [4,5]; ou simplesmente como meios para guardar coleções de contéudo
multimedia. No caso particular da memória autobiográfica, esses sistemas deverão
ser capazes de armazenar os vários episódios da vida de uma pessoa, incluindo a
sua componente emocional.
Com os avanços na área de Agentes e Sistemas Multiagente surgiu a ideia de agentes artificiais pessoais que representam e actuam em nome de uma pessoa. Estes agentes pessoais fazem ainda mais sentido actualmente graças ao desenvolvimento de diversas tecnologias como são os PDAs [6]. Em paralelo, assiste-se também ao aparecimento do conceito de “persavise user generated content”, i.e., à crescente partilha de informação [3].
Referências:
- Conway, M. A.
and Pleydell-Pearce, C. W. (2000). The construction of autobiographical memories
in the self-memory system. Psychological Review, 107(2):261–288.
- for Life Project, M. (2008). Road map for memories for life research. Technical report. UK Grand Challenge.
- Krumm, J., Davies, N., and Narayanaswami, C. (2008). User-Generated
content. IEEE Pervasive Computing, 7(4):10–11
- Kalnikaite, V. and Whittaker, S. (2007). Software or wetware?:
discovering when and why people use digital prosthetic memory. In
Proceedings of the SIGCHI conference on Human factors in computing
systems, pages 71–80, San Jose, California, USA. ACM
- Lee, M. L. and Dey, A. K. (2008a). Lifelogging memory appliance for
people with episodic memory impairment. In Proceedings of the 10th
international conference on Ubiquitous computing, pages 44–53, Seoul,
Korea. ACM
- Czerwinski, M., Gage, D. W., Gemmell, J., Marshall, C. C.,
Pérez-Quinones, M. A., Skeels, M. M., and Catarci, T. (2006). Digital
memories in an era of ubiquitous computing and abundant storage. Commun.
ACM, 49(1):44–50.
Objetivo
O objectivo central desta
dissertação é desenvolver um módulo de memória autobiográfica com componente
emocional para um agente pessoal. O módulo deverá ter um interface adequado de
forma a proporcionar guardar e procurar devidamente episódios na memória do
agente artificial. Usando o conceito “persavise user generated content”, com
base no acesso às várias memórias autobiográficas individuais formar-se-á uma
memória global da qual se poderá extrair informação para beneficiar o
comportamento dos vários agentes humanos. Por exemplo, a obtenção de diversos
episódios emocionalmente negativos numa determinada localização geográfica (ex:
cruzamento ou rotunda) poderá indiciar que se trata de um ponto de tráfego
incorrectamente planeado o que pode usado pelas entidades responsáveis pelo planeamento
do tráfego urbano para promover melhorias no mesmo. O objectivo será estudar em
que medida essa informação autobiográfica global poderá contribuir para a
melhoria na tomada de decisões dos vários agentes. Entre os vários domínios de
aplicação possíveis encontra-se o dos transportes urbanos. Neste caso, fará
sentido estudar em que medida o acesso a mapas emocionais da cidade poderá
contribuir para a melhoria das decisões das rotas dos vários condutores.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 – Revisão da bibliografia e Estado da Arte. (Setembro a Novembro)
Fase 2 – Desenvolvimento de um protótipo simples para demonstração de conceito.
(Setembro a Novembro)
Fase 3 – Elaboração da proposta de dissertação. (Dezembro a Janeiro)
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 4 – Desenvolvimento de soluções de acordo com o
plano de investigação da proposta. (Janeiro a Maio)
Condições
O trabalho será desenvolvido num laboratório do CMS, com
recurso a recursos computacionais adequados. O estágio não é remunerado.
Orientador
Luis Macedo
macedo@dei.uc.pt 📩