Propostas sem aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-17 08:50:57 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de sistema inteligente para localização e monitorização de incêndios florestais

Local do Estágio

Laboratório de Informática Industrial e Sistemas do DEI/CISUC (LIIS@DEI-FCTUC)

Enquadramento

Os sistemas para apoio à decisão em situações de emergência são de grande importância em diversos contextos, nomeadamente na gestão de incêndios florestais pela Proteção Civil. A existência de dados obtidos a partir de contribuições voluntárias possibilita o desenvolvimento de metodologias de identificação dos eventos.
Para isso, para além do processo de validação das contribuições (dados em vários formatos, como imagens, vídeos, texto, ...), é necessário proceder à localização e monitorização geoespacial e temporal do evento e à agregação das contribuições que dizem respeito ao mesmo evento, identificando a mais-valia de cada uma.
A disponibilização de informação devidamente organizada e validada contribuirá para aumentar o conhecimento sobre o evento e, desse modo, favorecer a tomada de decisão para a sua gestão em tempo real.

Objetivo

Pretendem-se desenvolver alguns módulos de um sistema que permitam processar, validar e agregar contribuições voluntárias suportadas por dados de vários tipos, classificar a gravidade do evento (incêndio florestal), identificar a sua geolocalização e monitorizar a sua evolução temporal.
Assim, com base em dados (já existentes e disponíveis) recolhidos através de uma aplicação móvel desenvolvida para o efeito, o sistema deverá integrar módulos para agregação das contribuições que dizem respeito ao mesmo evento e para identificação de nova informação que venha a ser útil na tomada de decisão sobre a gestão do evento.
Os módulos a desenvolver envolvem a sua estruturação e a definição do pipeline de dados, correspondendo ao processo de extração, transformação e carregamento de dados (ETL em engenharia de dados), bem como o desenvolvimento de metodologias de fusão a nível dos dados, das features e da decisão (processos habituais em ciência de dados).
Além disso, pretende-se definir a melhor forma de visualização dos resultados.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Estudo do estado da arte sobre metodologias de análise inteligente de dados geolocalizados, aplicados a incêndios florestais;
2. Estudo de metodologias de agregação, fusão e valorização de dados;
3. Estudo sobre ferramentas de visualização de dados;
4. Análise de requisitos dos módulos do sistema e das funcionalidades a desenvolver;
5. Especificação dos módulos do sistema a desenvolver e das ferramentas a utilizar para a análise, processamento e visualização dos dados;
6. Realização de uma versão protótipo;
7. Elaboração de documentação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

8. Desenvolvimento e implementação dos módulos especificados;
9. Teste e validação dos módulos desenvolvidos;
10. Elaboração de artigo científico;
11. Elaboração de documentação e da Dissertação final.

Condições

O estágio decorrerá no Laboratório de Informática Industrial e Sistemas do DEI (LIIS@DEI-FCTUC). Sendo o estágio de investigação, a/o candidata/o deverá apresentar motivação e competências relevantes na área de trabalho.
A/O estagiária/o será integrada/o numa equipa de investigadores que se encontram a trabalhar no projeto FireLoc – Where’s the Fire? - Identification, positioning and monitoring forest fires with crowdsourced data.
O estágio será orientado por:
- Prof. Alberto Cardoso
- Prof. Jacinto Estima

Observações

O estágio poderá beneficiar da atribuição de uma bolsa de investigação para licenciados por um período de 3 meses, eventualmente renovável, suportada pelo projeto em curso.

Orientador

Alberto Cardoso
alberto@dei.uc.pt 📩