Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-02 15:25:46 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Implementação de técnicas de gamificação no NONIO

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Engenharia de Software

Local do Estágio

IPN

Enquadramento

O NONIO é o sistema de gestão académica, pedagógica e de cobranças da UC, atualmente também licenciado a outras instituições de ensino em Portugal e Angola.
Um aspeto que tornará o NONIO um produto mais atrativo, constituindo um fator diferenciador relativamente a produtos concorrentes, será a introdução de técnicas de gamificação capazes de incentivar a melhoria do rendimento académico dos estudantes. Sendo um sistema onde são armazenadas todas as informações de âmbito curricular dos estudantes e dotado de um vasto conjunto de ferramentas de apoio à lecionação, dispõe de um elevado número de áreas onde será possível introduzir este tipo de técnicas.
A título de exemplo poderão ser implementadas funcionalidades como:
• Apresentação de informações aos alunos sobre o que necessitam de fazer para ter uma determinada média final alertando sempre que o estudante se esteja a afastar, alcançar ou superar os seus objetivos;
• Criação de lista de conquistas com informações como a entrada na lista dos 10 melhores alunos de uma determinada unidade curricular, de um determinado curso, etc;
• Rankings de médias de classificação por curso, ano curricular, unidade curricular de alunos no mesmo ano letivo, dos alunos que entraram no curso no mesmo ano, ou até desde que existe informação disponível;
• Partilha de informação de conquistas através das redes sociais de forma automática ou manual;
• Criação de desafios no âmbito de cada unidade curricular com potencial benefício para a nota final e publicação de resultados em local partilhado;
• Apresentação de tendências individuais e coletivas ao nível das médias finais de curso. O sistema poderá por exemplo dar os parabéns ao utilizador sempre que alcançou por exemplo uma nota que lhe permita subir a sua classificação final, entre na lista dos 10 melhores alunos de um determinado curso, etc;
• Gráficos com a percentagem de conclusão dos cursos com possibilidade de partilha nas redes sociais;
• Criação de sistemas de pontuação baseados na participação nos fóruns de discussão;
• Criação de gráficos no âmbito de pautas com a distribuição dos resultados e posicionamento dos alunos;
• Funcionalidade de registo de períodos de estudo contextualizados nas unidades curriculares.
Sendo o NONIO um sistema usado em várias instituições de ensino dispõe naturalmente de um elevado número de parametrizações que permite a cada instituição optar ou não pela utilização de determinadas funcionalidades. O uso de técnicas de gamificação na interação com os estudantes terá também de ser configurável. Numa fase preliminar poderá ser necessário disponibilizar as funcionalidades a apenas um conjunto de cursos ou unidades orgânicas.

Objetivo

Este estágio tem essencialmente os seguintes objetivos:

- Identificar um conjunto de técnicas e funcionalidades de gamificação relevantes no âmbito de ferramentas de apoio à aprendizagem e que possam ser apresentadas às instituições que usam o NONIO;

- Especificação de uma solução para realizar a gestão de atendimento, incluindo a construção de um protótipo HTML, definição do modelo de dados e escrita do documento de especificações;

- Implementação e teste da solução especificada.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Estudo das funcionalidades do NONIO e identificação de técnicas que permitam adicionar aspetos de gamificação;
- Elaboração de mockups dos principais ecrãs;
- Definição do modelo de dados e descrição do funcionamento de cada ecrã. Considerando a divisão de esforço pelos dois semestres, é possível que a especificação da solução não se encontre ainda formalmente aprovada no final do 1º semestre. No entanto, a definição da solução já deverá ser suficientemente sólida para permitir a definição e validação com relativa segurança do modelo de dados;
- Definição do modelo de integração com as restantes funcionalidades do NONIO e familiarização com as tecnologias de desenvolvimento Struts, Spring e Hibernate.
- Escrita do relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Finalização da especificação (se necessário);
- Implementação e teste da solução especificada, através de uma abordagem iterativa, com disponibilizações sucessivas;
- Escrita da tese final.

Condições

O estágio é remunerado, 250 Euros mensais, de 1 de Setembro a 30 de Junho.

Orientador

Ricardo Jorge Abreu Bica
rjbica@xws.pt 📩