Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-03 00:58:37 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Inforestudante: Gestão de atendimento

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação

Local do Estágio

IPN

Enquadramento

O NONIO é o sistema de gestão académica, pedagógica e de cobranças da UC. Para além de ser usado na UC, está atualmente licenciado também a outras instituições de ensino em Portugal e Angola.
Um aspeto que tornaria o NONIO um produto mais completo, constituindo fator diferenciador relativamente a produtos concorrentes, seria a capacidade de fazer a gestão de atendimento (balcões disponíveis, filas de espera, assuntos a tratar, etc.). Deveria ser possível configurar toda a infraestrutura de atendimento presencial (balcões, horários de funcionamento, parametrização de tempos de espera, etc.) e possibilitar a gestão do atendimento propriamente dito (obtenção de senhas, registo do atendimento e possibilidade de integração automática no processo do aluno, etc.). Para além do atendimento presencial, deve ser contemplada a possibilidade de atendimento remoto com recurso a ferramentas de chat/videoconferência. Por fim, deverá estar contemplada a recolha de meta-informação que permita o cálculo de diversos indicadores que consigam fornecer aos órgãos de gestão informação útil para permitir uma otimização dos recursos disponíveis. Propõe-se assim a abertura de um estágio para fazer uma análise das principais funcionalidades a implementar, especificando e implementando posteriormente uma solução que integre essas funcionalidades.
Conceptualmente, este sistema de gestão de atendimento deve ser considerado um sistema independente da plataforma NONIO, possuindo no entanto uma série de interfaces que permitam facilmente a integração dos dois sistemas.

Objetivo

Este estágio tem essencialmente dois objetivos principais:
• Especificação de uma solução para realizar a gestão de atendimento, incluindo a construção de um protótipo HTML, definição do modelo de dados e escrita do documento de especificações.
• Implementação e teste da solução especificada.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Análise do estado da arte, identificando as principais aplicações e as suas principais funcionalidades, procurando identificar fatores de diferenciação e oportunidades de acrescentar valor;
- Definição do leque de funcionalidades que irão constituir a primeira versão da aplicação;
- Elaboração de mockups dos principais ecrãs;
- Definição do modelo de dados e descrição do funcionamento de cada ecrã. Considerando a divisão de esforço pelos dois semestres, é possível que a especificação da solução não se encontre ainda formalmente aprovada no final do 1º semestre. No entanto, a definição da solução já deverá ser suficientemente sólida para permitir a definição e validação com relativa segurança do modelo de dados;
Seleção das frameworks de desenvolvimento a utilizar;
- Escrita do relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Finalização da especificação (se necessário);
- Implementação e teste da solução especificada, através de uma abordagem iterativa, com disponibilizações sucessivas;
- Escrita da tese final.

Condições

O estágio é remunerado, 250 Euros mensais, de 1 de Setembro a 30 de Junho.

Orientador

Ricardo Jorge Abreu Bica
rjbica@xws.pt 📩