Propostas Atribuidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-19 02:05:09 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Playsketch – Desenho e avaliação da experiência de jogo

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Engenharia de Software

Local do Estágio

Instituto Pedro Nunes, Coimbra

Enquadramento

O Playsketch é uma colecção de aplicações móveis e criativas baseadas em realidade aumentada/mista (AR/Mixed-Reality) que permitem a qualquer pessoa criar o seu próprio videojogo de forma rápida, natural e acessível a todos: através de desenhos no papel.

O funcionamento é extremamente simples: há um convite à imaginação e à criatividade através do desenho do jogo no papel, captura-se uma foto do desenho com a aplicação móvel, e, após uma parametrização muito rápida, temos o nosso jogo pronto a jogar em segundos. Em cada aplicação Playsketch é permitida a criação de jogos segundo um modelo ou gênero (ex: corridas, plataformas, puzzle 2D, etc.) potenciando, assim, a capacidade de expressão e criatividade no meio videojogo. ( [url=http://bit.ly/PlaysketchVideo]http://bit.ly/PlaysketchVideo[/url] )

Neste estágio pretende-se proceder à iteração da jogabilidade/experiência de um videojogo móvel de corridas 2D/2.5D e elaboração de protótipos exploratórios de jogos 2D/2.5D baseados em outros géneros clássicos (plataformas, shooters, etc.). Para tal deverá, numa primeira fase, ser avaliada a experiência de jogo de versões actuais, seguida de uma reflexão e propostas de melhoria/avanço. Este processo será repetido em 2-3 iterações.

Previamente aos trabalhos acima referidos, o aluno deverá fazer um levantamento do estado da arte e inteirar-se dos processos e práticas da disciplina de design e desenvolvimento de jogos/experiência de jogo.

Este estágio e o processo de desenvolvimento/avaliação deverá ser documentado numa dissertação de estágio.

Objetivo

1. Estudo inicial e levantamento de estado da arte de processos e práticas de design de jogos, design de experiência de jogo e avaliação de experiência/jogabilidade de jogo.
2. Avaliação de jogabilidade/experiência da versão existente e posterior reflexão sobre os resultados e elaboração de propostas de melhoria.
3. Melhoria iterativa da jogabilidade/experiência da versão existente.
4. Criação de novos protótipos exploratórios baseados em outros géneros.
5. Avaliação da experiência de jogo dos novos protótipos.
6. Documentação do processo de avaliação e desenvolvimento numa dissertação de estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Actividades (meses):

A1. (M1-M3) Estudo e levantamento do estado da arte em design de jogos e avaliação jogabilidade/experiência
A2. (M2-M3) Definição e organização do planeamento e metodologia de desenvolvimento
A3. (M3-M4) Avaliação da experiência/jogabilidade da versão actual
A4. (M4) Propostas de melhorias a implementar
A5. (M4 - M5) Elaboração da proposta de dissertação (relatório intermédio)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Actividades (meses):

A6. (M6) Implementação das melhorias anteriormente propostas
A7. (M7) Avaliação da experiência de jogo da versão actualizada
A8. (M8) Elaboração de protótipos exploratórios
A9. (M9) Avaliação/teste dos protótipos exploratórios
A10. (M9-M10) Elaboração da dissertação final

Condições

Pagamento de subsídio de alimentação e de transporte. Trabalho a decorrer em posto de trabalho na incubadora do Instituto Pedro Nunes.

Observações

Todos os candidatos interessados deverão o mais cedo possível contactar o orientador para uma breve conversa e possível marcação de sessão/entrevista para uma apresentação mais completa dos objectivos do estágio, e aferição do alinhamento do perfil, objectivos pessoais e de desenvolvimento profissional do candidato.

Experiência com desenho/desenvolvimento de jogos e/ou com a plataforma de desenvolvimento Unity é valorizada.

Orientador

Pedro Machado Santa
pedro@playsketch.net 📩