Auto Proposta

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-07 19:19:18 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Medir as competências dos alunos universitários do 1º ano usando sinal EEG e o seu historical académico

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

DEI

Enquadramento

Em vários cursos do ensino superior, têm-se constatado que o nível de preparação dos alunos fica aquém do desejado. Esse nível, materializado nas competências demonstradas pelos alunos em diferentes atividades, é um dos principais fatores que pode justificar o seu insucesso ao longo do seu percurso académico.

Objetivo

Neste âmbito, o objetivo deste estudo é avaliar as competências dos alunos do 1ºano. Para isso, serão usados dois tipos de informação:

1. Retrospetivo – relacionado com a caraterização do histórico académico do aluno que poderá envolver informações do seu percurso académico como as suas notas nas disciplinas do secundário, notas nos exames das disciplinas nucleares de acesso ao ensino superior entre outros;
2. Prospetivo – relacionado com a aquisição do seu perfil de aluno através de um inquérito de identificação dos diferentes estilos de aprendizagem e com a criação de um estudo de identificação de emoções (satisfação, frustração entre outras) através de atividades baseadas em testes de leitura e interpretação e resolução de problemas lógicos utilizando como base a atividade elétrica cerebral (sinal EEG).

Sobre o sinal EEG, o objetivo será encontrar padrões presentes no sinal de forma a caracterizar os modelos mentais subjacentes às diferentes atividades.
Esta caracterização irá pressupor o estudo de emoções, como satisfação e frustração, e o estudo cognitivo associado à atenção e concentração. Serão recolhidos outros parâmetros externos ao sinal EEG, tais como tempo de execução de tarefas, número linhas de código, scores, entre outros.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O plano de trabalhos para o primeiro semestre inclui:
- Estudo sobre o estado da arte das várias abordagens para deteção de emoções e atenção utilizando sinal EEG
-Definição do inquérito a utilizar para identificação dos estilos de aprendizagem
-Identificação dos dispositivos de hardware de EEG bem como a definição dos sensores (canais EEG) a utilizar.
-Identificação e caraterização do grupo de alunos que irão efetuar o teste. Idealmente, este grupo de alunos deverá abranger alunos de diferentes licenciaturas ou mestrados integrados do 1ºano e a amostra para cada subgrupo deverá rondar os 30 elementos
-Design e criação das experiências que deverá incluir não só a elaboração dos testes de leitura e interpretação e resolução de problemas lógicos como também todo o Setup que incluirá o tempo de resposta para cada pergunta, o tempo entre perguntas entre outros
- Escrita do relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Identificação de padrões do perfil dos diferentes alunos. Analisar relações entre alunos que poderão envolver o seu perfil de aprendizagem, a licenciatura/mestrado integrado onde estão inscritos, a sua idade, o seu desempenho no ensino secundário ou as suas emoções e o seu nível de concentração identificado por os sinais EEG adquiridos nos testes realizados no 1º semestre.
-Escrita do relatório final e de um artigo científico.

Condições

Proposta sem financiamento

Orientador

Pedro Manuel Henriques da Cunha Abreu
pha@dei.uc.pt 📩