Propostas Submetidos

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-17 04:23:55 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Railway Embedded Software Validation

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A indústria ferroviária é uma indústria altamente competitiva, onde os Original Equipment Manufacturers (OEM) mais inovadores melhoram constantemente os padrões de segurança, automação e interoperacionalidade. A visão da CRITICAL Software é a de providenciar redes ferroviárias mais seguras, mais flexíveis e mais rápidas que suportem as necessidades mundiais de evolução dos transportes ferroviários.
Apoiamos os fabricantes de material ferroviário (circulante e não circulante) no desenvolvimento, testes e certificação de sistemas embebidos de acordo com as normas CENELEC EN50126/8/9 até ao mais alto nível de integridade de segurança, SIL4.
O nosso extenso conhecimento no domínio de equipamentos de via e sistemas de controlo de material circulante deriva da nossa experiência de trabalhar com as normas CENELEC e do conhecimento especializado das tecnologias de ponta ERTMS e CBTC.
Na área de integração de sistemas, desenvolvemos soluções de manutenção "chave-na-mão" com base na condição que complementam os recursos dos sistemas embebidos. Isto apoia os operadores a adicionar valor à experiência do cliente final e permite o uso mais eficiente da frota de material circulante de cada operador.
O âmbito do projeto inclui todas as atividades formais de verificação, desde revisões formais de Design e Código bem como a especificação e desenvolvimento dos vários níveis de testes.

Objetivo

O objetivo deste estágio é a inclusão do aluno num dos projetos de desenvolvimento e validação de SW direcionado para a área ferroviária. Nesse projeto passará pelas diferentes fases do ciclo de vida de desenvolvimento de SW e juntamente com a equipa ajudará na entrega do projeto ao cliente final.
O aluno deverá analisar o estado da arte industrial no que toca o desenvolvimento de sistemas embebidos e daí detalhar um conjunto de técnicas e metodologias capazes de ajudar a equipa no desenvolvimento de sistemas críticos.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

As principais atividades a desenvolver no âmbito do projeto são:
• Análise das tecnologias que estão a ser desenvolvidas e nas normas internacionais aplicáveis ao desenvolvimento de sistemas embebidos para a indústria ferroviária;
• Aplicação e partilha das competências adquiridas no curso nos projetos em que esteja envolvido, sugerindo novas abordagens ou otimizações aos processos seguidos na CSW;
• Elaboração de um relatório intermédio;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

• Participação na definição/análise da arquitetura do projeto );
• Validação de SW no âmbito do projeto ;
• Escrita do relatório final sobre os temas acima abordados, assim como a preparação de duas apresentações anexas, uma para a avaliação académica e outra, mais técnica, para apresentação interna na CRITICAL Software.

Condições

A CRITICAL Software procura um aluno com formação base de engenharia informática ou similar e que apresente conhecimentos base de sistemas embebidos. Este deve também ter o conhecimento dos processos de desenvolvimento de software em metodologias Agile e Waterfall. É considerado uma mais-valia se o candidato estiver familiarizado com uma ou mais das seguintes normas:

• Normas para desenvolvimento safety-critical: IEC61508, EN50126/8/9 ou ISO26262;
• Segurança para automação industrial e sistemas de controlo: ISO/IEC62443;
• Gestão da segurança da informação: ISO27001.

Na escolha do candidato, a CRITICAL Software tem em conta, não só as suas competências técnicas como as competências comportamentais, sendo que as duas categorias de competências são avaliadas com uma importância semelhante. Espera-se igualmente que o candidato esteja motivado para integrar o programa formativo e de acompanhamento proposto pela CRITICAL Software.
Note-se que é condição para a atribuição do projeto de dissertação a realização de uma entrevista com os candidatos interessados.

Existe uma bolsa mensal de estágio calculada conformo a alocação do estagiário.

Observações

LOCAL DE TRABALHO
A dissertação será executada nas instalações da empresa Critical Software em Coimbra. Poderá ser necessário ter capacidade de deslocação pontual entre sites da Critical Software em Portugal para algumas atividades.

ORIENTAÇÃO
O projeto de Dissertação será orientado por um engenheiro da Critical Software em complementaridade à orientação fornecida pela instituição de ensino.
O aluno integrará a equipa Critical Software tendo acesso a todo o programa formativo, de acompanhamento e de avaliação de desempenho inerente a este programa.

CONFIDENCIALIDADE
A informação transmitida pela Critical Software no âmbito do projeto de Dissertação, incluindo documentos técnicos ou de gestão, diagramas, código ou outra informação relevante deve ser tratada com a máxima confidencialidade. O candidato a quem for atribuído o projeto de Dissertação deve assinar um acordo de obrigação de confidencialidade (NDA, Non Disclosure Agreement).

Orientador

Sérgio Alexandre Carrondo dos Reis Lopes
slopes@criticalsoftware.com 📩