Propostas Atribuidas 2023/2024

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-17 08:36:13 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Aplicação para Fraud Risk Management no setor Bancário

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Escritório Deloitte/Híbrido

Enquadramento

Apesar das diferentes normas e regulamentações aplicadas em diferentes países, consideram-se transversais os desafios acrescidos na necessidade de gestão de fraudes no setor financeiro, e em particular no setor bancário, sendo fundamental apostar cada vez mais na inovação tecnológica por forma a automatizar os processos definidos para gestão do risco de fraude dentro das organizações, assente em pontos chave como mecanismos inteligentes e padronizados de recolha de dados, ferramentas específicas e dedicadas ao assessment do risco e suporte transversal a todo o processo de gestão do mesmo, tornando-o mais célere, mais eficaz e com maior automatismo.

Objetivo

Desta forma, e com foco no setor bancário, pretende-se analisar a viabilidade de implementação de uma solução aplicacional assente na tecnologia OutSystems, que, confirmando-se a sua viabilidade, permita desenvolver o protótipo funcional de uma ferramenta para suporte ao processo de gestão do risco de fraude.

Em traços gerais, pretende-se construir uma solução que permita às entidades bancárias, acendendo à plataforma a disponibilizar aos seus colaboradores e eventuais parceiros, introduzir diversos casos suspeitos de risco de fraude, que deverão seguir o processo previamente estabelecido por forma a permitirem à entidade bancária gerir todo o ciclo de vida dos casos, através de um conjunto de passos estabelecidos para o workflow a implementar. A solução deverá ser capaz de tocar em diversas funcionalidades tais como o preenchimento de formulários, assignment de casos a diversos colaboradores, arquivo de ficheiros, SLAs por criticidade definidas, notificação quer na própria plataforma, quer com utilização de recursos externos à mesma, apresentação de dashboards e produção de reports com base na informação dos casos introduzidos, entre outras.

Este tema acarreta desafios aos mais variados níveis, que requerem uma investigação e análise detalhadas para perceber como responder a estes requisitos (e.g.requisitos funcionais e processuais aplicados ao contexto bancário; temas de segurança relevantes quando se está a ponderar algo on-premises vs. public cloud; temas de segurança entre infra-estruturas e aplicações internas e externas; modelo de engagement com os developers e que permitam acelerar o seu processo de onboarding).

Assim, o objetivo final deste trabalho passa por efetuar o desenho funcional e de arquitetura futura desta plataforma para o setor bancário, análise comparativa de potenciais soluções e alternativas existentes no mercado e a sua implementação, tendo em consideradação alguns dos seguintes tópicos:
- Identificação de eventuais soluções semelhantes, já existentes no setor bancário;
- Definição de use cases da solução;
- Technology stack para suporte aos requisitos, idealmente alavancado na solução OutSystems.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Realização do estado da arte sobre plataformas de gestão de risco de fraude no setor bancário, disponibilizadas atualmente no setor bancário (1 mês)
2. Definição dos use cases técnicos a serem suportados pela solução a desenvolver, tanto na ótica de colaborador do banco bem como de eventuais parceiros (1,5 mês)
3. Definição dos use cases de negócio a serem suportados pela solução a desenvolver (1,5 mês)
4. Identificação dos requisitos e políticas de segurança a aplicar (1 mês)
5. Definição do stack tecnológico a usar e plano de atividades para a implementação do protótipo (1 mês)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

1. Desenho técnico e funcional da solução, incluindo jornada de utilizador e wireframes que servirão de base para o desenvolviento do protótipo (1 mês)
2. Implementação do protótipo e configuração dos processos identificados (4 meses)
3. Produção de um documento final que agrega os desenhos funcionais, técnicos e resultados da utilização do protótipo (1 mês)

Condições

O candidato deve estar confortável com as seguintes componentes:
- Análise, avaliação e utilização de tecnologias inovadoras no mundo corporativo;
- Interesse no setor Financeiro, e em particular no setor Bancário com vista a transformar a indústria, tanto em Portugal, como no estrangeiro, de forma a contribuir para a construção de soluções inovadoras;
- Interesse pelo desenvolvimento com recurso a soluções Low-Code/No-Code, tais como OutSystems.

Orientador

Ricardo Brízido Moreira
ricamoreira@deloitte.pt 📩