Propostas Atribuidas 2023/2024

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-17 09:24:25 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DE TELEMETRIA PARA O MERCADO DE SMART BUILDINGS

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A Critical Software desenvolve soluções de software à medida dos requisitos específicos dos seus clientes em diversos sectores de atividade.

O sector da gestão inteligente de edifícios (Smart Buildings) é um dos sectores onde a Critical Software se tem vindo a destacar através do fornecimento de serviços de desenvolvimento de sistemas críticos para o negócio para empresas líderes nos seus sectores de atividade e em mercados com alta maturidade no sector de Smart Buildings tais como Suíça, Alemanha e França. Como resultado, a empresa tem vindo a desenvolver competências de enorme valia para os seus clientes neste sector combinando competências de topo a nível da engenharia de software com um profundo conhecimento dos principais desafios e problemas que os seus clientes enfrentam.

Neste âmbito, a Critical Software propõe a realização de um estágio integrado em ambiente profissional de alta qualidade, numa indústria de futuro com é a da gestão e controlo inteligente de edifícios. O candidato tomará contato e estará envolvido num ambiente em que são seguidos os mais altos standards de qualidade de desenvolvimento de software utilizando métodos e tecnologias de ponta.

Entre outros, o candidato poderá desenvolver trabalho nas seguintes áreas:
 Protocolos de aquisição de dados e controlo de equipamentos de Smart Buildings.
 Modelos de monitorização e diagnóstico de performance de aplicações.
 Recolha e análise de métricas e dados de telemetria de aplicações, tais como:
• Métricas de atividade da aplicação em tempo real, como tempos de resposta, taxas de erro e utilização de recursos
• Dados de utilização e interação com a aplicação, tais como os recursos mais usados
• Detecção automática de falhas através de análise de dados de telemetria
• Monitorização de transações sintéticas para testar a capacidade de resposta no tempo
• Dados de segurança relativos a potenciais vulnerabilidades de segurança, resultantes da configuração da aplicação ou do sistema
 Desenvolvimento e criação de dashboards e gráficos para visualização e análise de métricas

Algumas das tecnologias, linguagens de programação e padrões de desenvolvimento atualmente em uso nesta área de desenvolvimento na Critical Software incluem:

 BACnet, MQTT, OPC-UA
 C#, Typescript, JavaScript, SQL e T-SQL
 React Web Applications
 Microsoft Azure
 DevOps
 Event Driven Design
 Test Driven Development

Objetivo

O estágio está integrado no âmbito de análise, desenho e desenvolvimento de soluções de recolha, tratamento e análise de métricas e dados de telemetria nos módulos aplicacionais identificados e tem como objetivo a integração do estagiário no âmbito destes projetos, acompanhando-o em todas as fases do ciclo de desenvolvimento de software, desde a análise de requisitos até aos testes.

Os principais objetivos a endereçar são:
 Estudo introdutório do domínio de gestão e controlo inteligente de edifícios: Objetivos, cenários de operação, topologias, perfis de utilização, modelo de dados e subsistemas.
 Especificação e conceção de funcionalidades de recolha, armazenamento, visualização e análise de métricas e dados de telemetria a desenvolver. A especificação e análise serão feitas com base em análise de requisitos efetuados com suporte de engenheiros de software da Critical Software.
 Codificação das novas funcionalidades nos diversos módulos aplicacionais. A codificação será acompanhada de atividades de verificação (p. ex. inspeções de código) a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Critical Software.
 Compreender os requisitos de arquitetura refletindo na implementação, separação de conceitos, regras e boas práticas de desenvolvimento de software.
 Aquisição de competências em processos de desenvolvimento de software e de sistemas, em particular no planeamento de tarefas e coordenação em equipa no cumprimento de objetivos propostos.
 Aquisição de competências em tecnologias inovadores e atuais relacionadas com o mercado da gestão inteligente de edifícios.
 Produção do relatório de estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Como plano inicial está prevista uma alocação de 12 meses. As principais atividades a desenvolver são:
 T1: Estudo do domínio da gestão e controlo inteligente de edifícios e dos processos de desenvolvimento atualmente em curso na Critical Software. Definição e avaliação dos requisitos, bem como análise das possíveis soluções existentes, quer internamente, quer no mercado, para satisfação dos requisitos. Provas de conceito das ferramentas a utilizar.
 T2: Definição, especificação e análise da solução a implementar. Esta especificação e análise terão o apoio de elementos da equipa da Critical Software. Durante esta fase o aluno deverá produzir um relatório técnico preliminar sobre o seu trabalho;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

 T3: Desenvolvimento e integração da solução. Estas tarefas serão acompanhadas de atividades de verificação a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Critical Software;
 T4: Validação da solução no contexto operacional de Continuous Delivery da Critical Software.
 T5: Produção do relatório de estágio.

Condições

Especificidades do estágio
Durante o estágio, o aluno poderá ter acesso a um conjunto de formações que a Critical Software coloca a
disposição dos seus colaboradores.

Os candidatos serão sujeitos a entrevista, sendo selecionados os que apresentarem aptidões mais consentâneas com o trabalho proposto.


Este estágio está especialmente direcionado para alunos de Engenharia Informática e de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores ou equivalentes.

Os objetivos detalhados e o trabalho em concreto a desenvolver serão definidos e acordados entre a Critical Software e o aluno antes do início dos trabalhos.

Local de estágio
O estágio será executado nas instalações da empresa Critical Software

Poderá ser necessário a deslocação pontual entre sites da Critical Software em Portugal para algumas atividades bem como às instalações do cliente.

Remuneração
A remuneração do estágio respeitará as regras definidas.

O montante acordado para o presente ano letivo é de 480,43 €.

O projeto de dissertação será orientado por um engenheiro da Critical Software em complementaridade a
orientação fornecida pela instituição de ensino.

O estagiário integrará a equipa Critical Software tendo acesso a todo o programa formativo, de acompanhamento e de avaliação de desempenho inerente a este programa.

Observações

Número de estagiários
Está previsto 1 estagiário para esta proposta.

Confidencialidade
Dependendo dos objetivos e trabalhos concretos acordados entre a Critical Software e o estágio, poderá existir a necessidade de estipular condições de confidencialidade que ambas as partes terão de cumprir.

Idiomas
O idioma principal em uso na Critical Software e em particular na área de negócio em que este estágio se insere é o inglês pelo que só serão admitidos alunos que tenham um bom nível de domínio da língua inglesa.

Orientador

Manuel Paiva Pires
manuel.pires@criticalsoftware.com 📩