Propostas Atribuidas 2023/2024

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-17 13:18:05 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Boosting 5G with Network Coding-Aware Slicing

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Engenharia de Software

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

A adoção de tecnologias de redes celulares de última geração (5G) suporta um conjunto de funcionalidades que via suportar diversos serviços, desde serviços sensíveis ao atraso, serviços que requerem aumentar o número de utilizadores por área geográfica, ou de serviços que requerem elevados níveis de largura de banda. As redes (5G) incluem novas funcionalidades, nomeadamente, desde baixas latências, disponibilidade de serviço próxima dos 100%, a flexibilidade na disponibilização de serviços, recorrendo a uma forte componente de “softwarização” e virtualização das telecomunicações, entre outros que podem potenciar cenários de serviços críticos, de cidades inteligentes, ou de utilização genérica.

O conceito de “network slicing”, de repartir os recursos da rede em fatias para fins específicos é algo inovador nas redes 5G. As especificações 5G (e além 5G), referem passos, os fluxos de mensagens, mas são omissas quanto à forma como os recursos podem ser atribuídos, alocados para fins específicos. A URLLC é uma slice especificada para serviços críticos de alta fiabilidade e baixa tolerância a atrasos. A eMBB tem por sua vez em vista serviços que requerem elevada largura de banda e um elevado densidade de ligações de dispositivos.

O estágio a desenvolver visa testar e avaliar o suporte de network slicing em controladores SDN (ONOS) e com suporte para Network Coding.

Neste estágio o estudante terá a possibilidade de trabalhar em áreas de rápida evolução, redes 5G/6G integrando equipas multidisciplinares com vários elementos da Universidade de Coimbra e da universidade do MIT.

Objetivo

O estágio a desenvolver tem 3 objetivos principais:
- Identificar abordagens de network slicing atuais;
- Implementação de network slicing recorrendo a soluções genéricas e baseadas em SDN;
- Interligação com componentes de network coding
- Avaliação da performance dos serviços em network slices.

Adicionalmente, espera-se que como resultado do trabalho seja possível a publicação de um artigo científico numa conferência ou revista internacional.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1.1 – Análise do estado da arte: mecanismos de network slicing e plataformas de orquestração.
T1.2 – Desenho de Framework para suporte de “network slicing”, de forma estática e dinâmica (ajustar as slices consoante a disponibilidade de recursos).
T1.4 – Escrita do relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T2.1 – Estudo pré-eliminar de network slicing em soluções baseadas em SDN.
T2.2 – Implementação de Framework de network slicing em cenários dinâmicos e com suporte para network slicing.
T2.3 – Avaliação dos mecanismos de network slicing.
T2.4 – Elaboração da documentação para efeitos de dissertação e de publicação científica.

Condições

O aluno terá acesso a todos os recursos computacionais necessários para desenvolver o trabalho. Será também disponibilizado um local de trabalho no CISUC (Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra). A avaliação através de simulação poderá ser feita recorrendo a recursos computacionais disponíveis no departamento.
Existe a possibilidade de atribuição de uma bolsa de investigação.

Observações

As atividades propostas nesta dissertação enquadram-se nos projetos SNOB5G

Porque é que este estágio é interessante?
- Participação num projeto nacional, financiado pelo P2020, que envolve empresas e o meio académico, num tema de grande atualidade e com um potencial de aplicabilidade muito grande no futuro;
- Possibilidade de contribuir para a aplicação de redes celulares de última geração;
- Possibilidade de participar em soluções com de elevada aplicabilidade prática e comercial em empresas do setor de telecomunicações e serviços.

Orientador

Bruno Sousa
bmsousa@dei.uc.pt 📩