Propostas com alunos identificados

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-24 18:58:50 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Generative Game Design as Common Interactive Space

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Engenharia de Software

Local do Estágio

CISUC

Enquadramento

No contexto do desenvolvimento de jogos digitais coloca-se com frequência a necessidade de produzir grandes quantidades de materiais audio-visuais. A satisfação da crescente necessidade de conteúdos com originalidade e qualidade para sustentar uma interacção continuada e a longevidade da relação do jogador com o jogo. A criação manual destes conteúdos (modelos e suas representações, composições visuais e sonoras, cenários de jogo, etc) é difícil e onerosa, sendo desejável encontrar soluções de natureza generativa e avaliativa automatizadas.
O objectivo deste estágio é a criação de um jogo original enquanto plataforma de ensaio técnicas de geração automática de conteúdos (PCG) especificamente dirigidas à produção do cenário de jogo, bem como de uma concepção generativa do próprio modelo do jogo, a que chamamos de Generative Game Design.
Pretende-se que esta plataforma seja amplamente acessível em plataformas móveis ou multitouch e que não dependa de dispositivos de controlo específicos, para permitir o estudo da recombinação de elementos de gameplay como forma de originar novidade na experiência de jogo.

Objetivo

Concepção e desenvolvimento de um jogo original (multiplataforma) baseado num sistema de Generative Game Design:

a) Estudo do estado da arte em geração dinâmica de conteúdos em jogos, e em outros âmbitos de design aplicáveis;
b) Estudo das tecnologias de desenvolvimento aplicáveis, em particular para plataformas móveis/touch;
c) Design e construção de um protótipo para ensaio do conceito;
d) Desenvolvimento e ensaio de telemetria para avaliação da experiência de jogo;

A criação do conceito de jogo original poderá ser inspirada em exemplos de sistemas adaptativos complexos, modelados como sistemas de agentes com base em Redes de Petri.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

A1. (M1 - M3) State of the art research - research and document the relevant SoA, publications and software review, for the study of the problem at hand; Detailed characterisation of the problem to be solved stating specific goals and requirements;
A2. (M3 - M4) Design Proposal - Conceiving of a design proposal for the specific context, including game design, visual identity, interaction models and user interface draft; Mapping of assumptions and milestones for the rest of the project;
A3. (M1 - M4) Draft Paper - production of a synthesis of state of the art and conceptual design proposal for a research paper;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

A4. (M5 - M9) Prototyping - implementation of a proof-of-concept prototype, tuning and corrections based on evaluation results;
A5. (M9) Evaluation - definition of evaluation criteria and method; performing evaluations and analysis of results;
A6. (M10 - M11) Dissertation - Dissertation with reflection on process and knowledge production

Condições

Estágio com possibilidade de bolsa de investigação.

Orientador

Licinio Gomes Roque
lir@dei.uc.pt 📩