Propostas com alunos identificados

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-04 19:38:56 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

A design exploration of Trading Card Game play in a shared mixed-reality environment

Áreas de especialidade

Local do Estágio

CISUC Interactive Media Lab

Enquadramento

O aparecimento do COVID-19 veio limitar fortemente a possibilidade de jogar os Trading Card Games "cara-a-cara". Ainda assim os jogadores encontratam duas opções: a) jogar através de um client online com o jogo no formato digital ou b) via webcam em que cada jogador mostra o seu lado do "campo". Estas duas abordagens apresentam limitações como a preferência dos jogadores para jogar com as suas cartas em "papel", o desconforto de partilha de feed de vídeo das suas casas no modo webcam, ou até a simples logística da webcam a apontar para o "campo".
Algumas questões relevantes surgem neste contexto: Que método de interação permitiria ao jogador comum do/s TCG/s jogar à distância com outra/s pessoa/s e utilizando as suas cartas reais através do mesmo tipo de movimentos e padrões que usaria num jogo "cara-a-cara"? Que ganhos e limitações podem surgir no cenário de virtualização do espaço de jogo? Que configuração de instrumentos permitiria obter um envolvimento? Que adaptações às dinâmicas de interação (presença social, coordenação, cooperação, co-construção) surgem no novo cenário, comparáveis às do jogo face-to-face?

Objetivo

Neste contexto propomos projectar e estudar uma abordagem híbrida (Mixed-Reality) que permita aos jogadores continuar a utilizar o jogo convencional num campo físico (a mesa) com uma webcam, sendo as suas jogadas traduzidas num espaço digital partilhado entre os participantes no jogo. Os elementos do jogo físico atuam assim como manipuladores para interação no ambiente virtual.
Explora-se o uso de um camera-ready device (smartphone, pc) para instrumentar a physical input space to a shared online environment. Procura-se manter as cartas originais do jogo, estudando o uso de zonas de interação demarcadas, pretendo através deste método preservar o ambiente do jogo físico, permitindo o design da exploração do espaço de possibilidades aberto pelo ambiente partilhado de mixed-reality.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

A1. (M1 - M3) State of the art research - research and document the relevant SoA, publications and software review, for the study of the problem at hand; detailed characterisation of the problem to be solved stating specific goals and requirements;
A2. (M3 - M4) Design Proposal - conceiving of a design proposal for the specific context, including materials and interaction models for the proposed solution, and mapping of assumptions and milestones for the rest of the project;
A3. (M1 - M4) Paper - production of a synthesis of state of the art and conceptual design proposal for a research paper;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

A4. (M5 - M9) Exploratory Prototyping - implementations of exploratory objects, tuning and corrections based on evaluation results;
A5. (M5 - M9) Evaluation - definition of evaluation criteria and method; performing evaluations and analysis of results;
A6. (M10 - M11) Dissertation - Dissertation with reflection on process and knowledge production

Condições

NA

Observações

NA

Orientador

Licínio Gomes Roque
lir@dei.uc.pt 📩