Atribuidos 2022 2023

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-19 14:11:27 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Prototype Blockchain Loyalty Platform

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

Remote / Presencial (a empresa tem escritórios em Coimbra, Aveiro, Porto, Leiria, Lisboa, Belmonte)

Enquadramento

Os programas de fidelização já deram provas de serem uma das técnicas mais eficazes parar aumentar negócio através de retenção de clientes. As marcas sabem que é mais caro conquistar um novo cliente do que manter satisfeito um cliente existente. Cerca de 84% dos consumidores manifestam preferência por manter-se cliente de uma marca que disponibilize um programa de fidelização. E cerca de 66% dos consumidores indicaram que a possibilidade de ganhar recompensas com um programa de fidelização, influenciou o seu comportamento como consumidor.No entanto, a proliferação destes sistemas de fidelização, origina um labirinto de sistemas de pontos, formas de redimir recompensas e suporte para inúmeros parceiros.A tecnologia Blockchain poderá ser uma solução para esta problemática. Consumidores podem usar esta tecnologia por exemplo para redimir recompensas de forma imediata, gerir e trocar pontos de diferentes programas de fidelização numa única plataforma, tendo apenas uma única carteira de pontos.E é neste contexto que lançamos este desafio. Este estágio consiste no estudo da aplicabilidade de tecnologia Blockchain para a implementação de programas de fidelização. Este estágio consiste na prototipagem de uma solução, recorrendo a tecnologia Blockchain, que permita a pequenos comerciantes locais a fácil criação de programas de fidelização junto dos seus clientes, gerindo todos os aspetos do programa desde a atribuição de pontos até o cliente redimir a recompensa. Sobre a Empresa:A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações de vários continentes, tais como o Grupo Vodafone (Europa), Deutsche Telekom (Alemanha), Reliance Jio (Índia), KDDI, Softbank, NTT Docomo (Japão), Singtel (Singapura), Telstra (Australia), Unitel (Angola), Eir (Irlanda), Telecom Italia (Itália), Orange (França), Telefónica (Espanha), TeliaSonera (Suécia), Belgacom (Bélgica), Post Luxembourg (Luxemburgo), Bell (Canadá), Century Link (EUA) e Everything Everywhere (RU). O software desenvolvido pela WIT está presente em 42 países. A WIT tem escritórios em Portugal e Reino Unido e os seus centros de desenvolvimentos estão localizados em Coimbra, Porto, Leiria e Aveiro.

Objetivo

O objectivo do estágio consiste no desenvolvimento de um protótipo de uma plataforma de gestão de programas de fidelização. Este protótipo deverá expor uma API que permita a comerciantes a gestão dos seus programas de fidelização, assim como permitir que clientes possam descobrir negócios com programas de fidelização e interagir com os mesmos. Este protótipo estará focado apenas nas componentes de backend e Blockchain da solução, não sendo objetivo o desenvolvimento da interface gráfica de interação com os comerciantes ou clientes. Este trabalho deverá ser possível de atingir através do desenvolvimento dos seguintes componentes aplicacionais:1.     Servidor aplicacional para criação e gestão de programas de fidelização baseados em tecnologia Blockchain;2.     Servidor aplicacional para clientes aderir e gerir programas a que aderiram;3.     APIs de acesso para aplicações terceiras integrarem com este protótipo; Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento do protótipo. Segue-se a análise de requisitos do projeto, a criação de um plano de desenvolvimento e a definição de um “project backlog” com as funcionalidades desejadas. O desenvolvimento do software deverá ser feito de forma iterativa usando um processo ágil, baseado em SCRUM. No final do estágio, deverá existir um protótipo funcional, que seja facilmente demonstrável e que mostre bem os conceitos explorados durante o estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:Levantamento do estado da arte de programas de fidelização com e sem integração com Blockchain;Estudo dos diferentes tipos de Blockchain e utilização em programas de fidelização;Levantamento de requisitos;Elaboração do plano de desenvolvimento;Desenho da arquitetura da solução;Prototipagem do esqueleto do sistema de back-end para as funcionalidades do cliente e comerciante;Prototipagem de mecânica de um programa de fidelização simplificado (funcionalidades do comerciante) e respetiva API de acesso;Preparação dos protótipos para demonstrações internas;Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:Prototipagem de mecânica de um programa de fidelização simplificado (funcionalidades do cliente) e respetiva API de acesso.Desenvolvimento do suporte para redimir recompensa;Prototipagem de mecânicas adicionais de programas de fidelização e respetivas APIs (funcionalidades de cliente e comerciante);Prototipagem de mecânicas adicionais para redimir recompensas;Preparação do protótipo para demonstrações;Testes funcionais;Testes de usabilidade;Avaliação de requisitos não funcionais;Documentação final de estágio. 

Condições

O aluno terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas. O estágio é remunerado. Se o desempenho do aluno ao longo do mês for positivo, terá direito a receber uma bolsa mensal. Além da bolsa, o aluno terá acesso às formações da WIT Academy (que incluir tópicos como: iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software). O aluno será acompanhado não só pelo orientador como por um tutor técnico que lhe dará todo o apoio necessário. No final do estágio, o aluno terá conhecimento detalhado sobre funcionamento de blockchains, diferentes tipos de wallets, técnicas de programas de loyalty. No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

- A documentação de projecto deverá ser preferencialmente em Inglês-Serão usadas metodologias de desenvolvimento ágeis.-Existe um Tutor e um Orientador. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove as meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Raul Fonseca
raul.fonseca@wit-software.com 📩