Atribuidos 2022 2023

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-19 17:28:57 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de Derivados Financeiros usando Smart Contracts

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Remote / Presencial (a empresa tem escritórios em Coimbra, Aveiro, Porto, Leiria, Lisboa, Belmonte)

Enquadramento

A tecnologia Blockchain funciona como uma base-de-dados distribuída em rede, que permite um registo de transações de forma pública e unívoca. Esta tecnologia foi inicialmente implementada para transações da criptomoeda bitcoin. Mais recentemente, surgiram redes blockchain que permitem a execução de programas Turing Complete, denominados “Smart Contracts”, possibilitando a implementação de aplicações completamente distribuídas (DApps) e também a possibilidade de criação, envio e troca de “tokens”. A WIT fornece sistemas e aplicações para operadores de telecomunicações a nível mundial, onde se incluem aplicações financeiros para pagamentos móveis, bem como aplicações baseadas em tecnologia blockchain. As capacidades desta tecnologia blockchain permitiram criar nos últimos anos uma nova indústria de finanças decentralizadas a qual é habitualmente chamada “DeFi”. Usando DeFi, é possível criar serviços financeiros avançados e encadeados entre si, os quais são completamente decentralizados. De modo a conseguir fornecer oportunidades de investimento semelhantes às existentes na finança tradicional, os sistemas DeFi têm de interagir com dados fora da blockchain, o que é um desafio técnico, pois todo o processamento é executado de forma distribuída de forma igual em todos os nós espalhados pelo mundo, mas também um desafio de regulação, pois as leis apenas conferem títulos de propriedade a bens registados fora da blockchain. É, no entanto, possível transacionar ativos “sintéticos” na blockchain, que são programados para terem o mesmo valor de ativos reais, recorrendo a técnicas de “Oracles” e “Smart Contracts” que continuamente equilibram o valor do ativo virtual com o ativo real. Este estágio consiste na prototipagem de um sistema de ativos sintéticos em blockchain, usando Smart Contracts e recorrendo a Oracles, bem como a interface com o utilizador em Web3 que permite a demonstração das operações com esse ativo. Sobre a Empresa:A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações de vários continentes, tais como o Grupo Vodafone (Europa), Deutsche Telekom (Alemanha), Reliance Jio (Índia), KDDI, Softbank, NTT Docomo (Japão), Singtel (Singapura), Telstra (Australia), Unitel (Angola), Eir (Irlanda), Telecom Italia (Itália), Orange (França), Telefónica (Espanha), TeliaSonera (Suécia), Belgacom (Bélgica), Post Luxembourg (Luxemburgo), Bell (Canadá), Century Link (EUA) e Everything Everywhere (RU). O software desenvolvido pela WIT está presente em 42 países. A WIT tem escritórios em Portugal e Reino Unido e os seus centros de desenvolvimentos estão localizados em Coimbra, Porto, Leiria e Aveiro.

Objetivo

O objectivo do estágio consiste no desenvolvimento de um protótipo de um sistema de ativos sintéticos, que estão mapeados em ativos reais e operações sobre esse ativo. A implementação será feita recorrendo a uma blockchain que suporte SmartContracts, tal como a rede Ethereum ou uma das redes nível 2 (Layer 2 scaling network) equivalentes. O sistema deverá poderá interagir com bens tangíveis, o que possivelmente será implementado através de uma rede de Oracles, tal como por exemplo a rede “ChainLink”, mas que, no entanto, será decidida pelo estagiário após pesquisa sobre as possibilidades. Para complementar o sistema, deverá ser montado um demonstrador com uma interface de front-end utilizando APIs de Web3, que mostre as capacidades do sistema de gestão de ativos. No final deste trabalho deverá ser possível de atingir os seguintes objetivos:1.     Especificação de mecânica de estabilidade de valor (tokenomics) para um ativo sintético.2.     Implementação de smart-contracts como demonstração do ativo sintético.3.     Implementação de um demonstrador usando APIs Web3. Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento do protótipo. Segue-se a análise de requisitos do projeto, a criação de um plano de desenvolvimento e a definição de um “project backlog” com as funcionalidades desejadas. O desenvolvimento do software deverá ser feito de forma iterativa usando um processo ágil, baseado em SCRUM. No final do estágio, deverá existir um protótipo funcional, que seja facilmente demonstrável e que mostre bem os conceitos explorados durante o estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:Estudo do estado-de-arte sobre sistemas de ativos virtuais sintéticos.Estudo do estado-de-arte e implementação de pequenos protótipos usando Oracles.Discussão e definição de mecânica de estabilidade de valor (tokenomics).Implementação de smart-contract simples com tracking de valor real.Especificação dos casos-de-uso e interface com o utilizador.Preparação dos protótipos para demonstrações internas;Documentação intermédia do estágio. 

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:Implementação de interface visual com o utilizador usando APIs Web3 usando React.Implementação de exemplos de regras avançada para negociação do ativo (derivados do ativo).Preparação do protótipo para demonstrações;Testes funcionais;Testes de usabilidade;Documentação final de estágio. 

Condições

O aluno terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas. O estágio é remunerado. Se o desempenho do aluno ao longo do mês for positivo, terá direito a receber uma bolsa mensal. Além da bolsa, o aluno terá acesso às formações da WIT Academy (que incluir tópicos como: iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software). O aluno será acompanhado não só pelo orientador como por um tutor técnico que lhe dará todo o apoio necessário. No final do estágio, o aluno terá conhecimento detalhado sobre desenvolvimento de SmartContracts em blockchain e de desenvolvimento de DApps usando Web3. No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

-A documentação do projecto deverá ser preferencialmente em Inglês.-Serão usadas metodologias de desenvolvimento ágeis.-Existe um Tutor e um Orientador. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projeto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove as meetings e acompanha o aluno com mais regularidade 

Orientador

Jorge Sousa
jorge.sousa@wit-software.com 📩