Atribuidos 2022 2023

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-19 17:02:54 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Aceleração de experiências de injeção de falhas

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

DEI

Enquadramento

A injeção de falhas (fault injection em inglês) é uma técnica experimental bem conhecida para caracterizar os modos de avarias de um sistema informático, para avaliar mecanismos de tolerância a falhas e para obter dados relativos a avarias. Apesar de a técnica ser capaz de obter resultados realistas a uma velocidade mais rápida do que o que seria possível apenas através da ocorrência natural de falhas, a maior parte das campanhas de experiências de injeção de falhas ainda demora vários meses. As falhas são ocorrências raras que afetam os sistemas informáticos e que podem passar por raios cósmiscos que atingem o CPU, memória ou outro componente informática, "bugs" de software, entre outros.

Objetivo

O objetivo desta proposta é investigar e desenvolver novas abordagens para acelerar as campanhas de injeção de falhas, comprovando experimentalmente a sua eficiência. A framework ucXception, que foi desenvolvida no grupo para gerir campanhas de injeção de falhas, deve ser melhorada de forma a integrar os resultados provenientes desta proposta.
O uso de técnicas baseadas em inteligência artificial para acelerar as experiências de injeção de falhas será uma das possibilidades a ser considerada nesta proposta.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- T1 (M1-M2): Revisão do estado da arte nas áreas de confiabilidade e injeção de falhas.
- T2 (M3-M4): Planeamento de uma ou mais abordagens para a aceleração de experiências de injeção de falhas.
- T3 (M4): Estudo da arquitetura e funcionamento do ucXception.
- T4 (M5): Escrita do relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- T5 (M6-M8) - Implementação das abordagens definidas para a aceleração de experiências de injeção de falhas e respetiva integração na framework ucXception.
- T6 (M9) - Avaliação das abordagens desenvolvidas.
- T7 (M10) - Escrita de um artigo científico com os resultados mais relevantes do estágio.
- T8 (M11) - Escrita da tese.

Condições

A proposta está integrada no projeto Europeu VALU3S (https://valu3s.eu/) e o estudante selecionado irá receber uma bolsa de investigação para licenciados no valor de 835€/mês durante 6 meses, com a possibilidade de ser renovada por mais 6 meses.

O estudante será orientado pelo Prof. Frederico Cerveira e co-orientado pelo Prof. Henrique Madeira.

Orientador

Frederico Manuel Duarte Cerveira
fmduarte@dei.uc.pt 📩