Atribuidos 2022 2023

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-19 15:23:45 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Ajuda comunitária

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Remoto / Leiria

Enquadramento

A cada dia que passa fica mais difícil para as pessoas com menos mobilidade/capacidade fazerem o seu dia-a-dia sem ajudas externas. Seja pelos motivos óbvios ou até mesmo pela pandemia que invadiu o Mundo nos últimos anos, tarefas básicas como fazer compras, limpar a casa, idas à farmácia, etc, acabam por ser um desafio para estas pessoas e o apoio externo acaba por ser cada vez mais valorizado.Como tal, propomos o desenvolvimento de uma aplicação comunitária onde voluntários e pessoas com necessidades de ajuda podem comunicar entre si, sabendo de antemão todas as informações necessárias entre as partes.

Objetivo

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação web e/ou mobile onde qualquer pessoa se pode inscrever como voluntário para prestação de serviços, identificando a sua área de cobertura e horários disponíveis. Para além disso, a aplicação deverá também permitir o pedido de auxílio por parte de utilizadores que estejam registados para o efeito. Deverá existir uma validação prévia do perfil do voluntário de maneira a garantir que a pessoa em causa é válida para o efeito. A aplicação deverá disponibilizar os seguintes requisitos principais:- Autenticação na aplicação para acesso ao calendário enquanto voluntário;- Autenticação na aplicação para acesso às disponibilidades em calendário enquanto "Needing help";- Notificações push na app mobile sempre que existam serviços requisitados;- Disponibilização de mapas para qualificação de áreas de intervenção e para pesquisa das mesmas;- Conversão de voz em texto e vice-versa para facilitar a comunicação com pessoas com essa necessidade;- Possibilidade de validação facial para fazer "check-in" do voluntário ao chegar ao local de auxílio, como medida preventiva.Para a implementação da aplicação deverá ser utilizada a plataforma OutSystems, de desenvolvimento ágil de aplicações (https://www.outsystems.com/platform/).A OutSystems é considerada "leader" em plataformas de "low code" pela Gartner:"OutSystems is a Leader. It originated as vendor of a rapid application development environment based on .NET, but now offers an enterprise LCAP of the same name that supports cloud, onpremises and hybrid solutions. It focuses on enterprise application development for agile and continuous customer delivery by offering a combination of omnichannel support and scalability. Gartner reviewed OutSystems 11." (https://www.gartner.com/en/documents/3956079)Para o speech-to-text e vice-versa, poderão ser utilizados os serviços de Inteligência Artificial (IA) da Microsoft Azure (https://docs.microsoft.com/en-us/azure/cognitive-services/) ou de outros fabricantes. O mesmo se aplica para o reconhecimento facial.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Plano de trabalhos previsto:- Familiarização com a empresa DOITLEAN: estrutura, organização e métodos de trabalho;- Apresentação do aluno ao orientador da DOITLEAN e à equipa técnica de suporte;- Formação OutSystems através dos tutoriais online;- Implementação de um pequeno projeto (web e mobile) usando a plataforma Outsystems;- Familiarização com os serviços cognitivos da Azure;- Pesquisa do estado da arte;- Especificação dos requisitos da aplicação “Ajuda Comunitária”;- Escrita do relatório intermédio.NOTA: será feito um plano de trabalho detalhado no início do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Plano de trabalhos previsto:- Detalhe dos requisitos da aplicação “Ajuda Comunitária”;- Implementação da aplicação;- Configuração dos serviços cognitivos de reconhecimento facial;- Configuração dos serviços cognitivos de Speech to Text;- Criação de uma base de dados para reconhecimento facial;- Testes e treino de reconhecimento facial;- Avaliação experimental e validação;- Escrita do relatório final.NOTA: será feito um plano de trabalho detalhado no início do estágio.

Condições

Caso o aluno não possua algum do equipamento técnico necessário, este será providenciado pela DOITLEAN.A DOITLEAN providenciará também toda a ajuda e suporte técnico necessários à aprendizagem e utilização da plataforma OutSystems, bem como a sua ligação aos serviços cognitivos da Microsoft Azure.   O horário a cumprir pelo aluno é livre, podendo a prestação ser inteiramente por teletrabalho. 

Observações

Para a implementação da aplicação será utilizada a plataforma de desenvolvimento "low-code" OutSystems:https://www.outsystems.com/ A OutSystems é considerada “leader” em plataformas de “low code” pela Gartner:“OutSystems is a Leader. It originated as vendor of a rapid application development environment based on .NET, but now offers an enterprise LCAP of the same name that supports cloud, onpremises and hybrid solutions. It focuses on enterprise application development for agile and continuous customer delivery by offering a combination of omnichannel support and scalability. Gartner reviewed OutSystems 11.” https://www.gartner.com/en/documents/3956079/magic-quadrant-for-enterprise-low-code-application-platf A Outsystems já suporta componentes de ligação aos serviços cognitivos da Microsoft Azure, que disponibiliza um conjunto de serviços de IA, nomeadamente para o reconhecimento facial:https://docs.microsoft.com/en-us/azure/cognitive-services/face/ A Outsystems suporta também componentes de ligação a serviços de localização geográfica, nomeadamente o Google Maps API:https://developers.google.com/maps

Orientador

Diogo Pacheco
diogo.pacheco@doitlean.com 📩