Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-04 04:31:04 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Investigação e desenvolvimento da componente Blockchain de uma plataforma de digitalização do mercado de talento

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Engenharia de Software

Local do Estágio

Laboratório de Informática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes e DEI-FCTUC

Enquadramento

No contexto de um projecto Portugal 2020, o IPN foi contratado para conceber uma plataforma web integrada, com mercado potencial à escala mundial, que, por via de funcionalidades inovadoras suportadas em inteligência artificial e Blockchain, visa digitalizar o mercado de talento e a interação entre os seus vários intervenientes.

A tecnologia Blockchain apareceu para suprir necessidades de registo levantadas no desenvolvimento da Bitcoin. Com esta criptomoeda, o autor pretendeu criar um sistema de pagamentos electrónicos que dispensasse o tradicional papel intermediário de provedor de confiança (trusted third party) desempenhado pelas instituições financeiras (Nakamoto, 2008). Porém, para usar qualquer forma de dinheiro digital é necessário resolver o designado double-spending problem, isto é, conseguir garantir que as mesmas “moedas virtuais” não possam ser gastas mais que uma vez. Sem mecanismos dedicados, em princípio seria simples duplicar os tokens digitais correspondentes às moedas, possibilitando o seu uso num pagamento mas retendo uma cópia. Tal seria o equivalente a copiar (falsificar) o tradicional papel-moeda.
A solução encontrada foi criar um livro-razão (ledger), distribuído por uma rede de pares, que validam as transacções usando um mecanismo de consenso. Blocos de transacções são encadeados com o histórico de forma segura, usando timestamps e criptografia, tornando a cadeia (Blockchain) virtualmente imutável (Lansiti & Lakhani, 2017). Dependendo da forma de implementação, junta-se a transparência e a auditabilidade à capacidade desta tecnologia de evitar fraudes nas transacções sem ter de recorrer a uma entidade de confiança e sem que os intervenientes tenham que confiar uns nos outros. Tal tem suscitado um interesse crescente na aplicação de Blockchain a uma imensa gama de problemas a nível organizacional, interorganizacional e de modelos de negócio, e também societal. Alguns exemplos são a prevenção do comércio de diamantes de sangue (Volpicelli, 2017), a segurança dos dados médicos (Azaria, 2016), o combate à falsificação de medicamentos (Dickson, 2016), o aumento de eficiência da logística marítima (Gronholt-Pedersen, 2018), ou a prevenção de fraude e corrupção relacionadas com evasão fiscal (Ainsworth, 2016) e com registos de terras (Kshetri, 2017).
Além das propriedades originais, versões mais evoluídas de Blockchain permitem também armazenar e fazer cumprir (enforce) o que se designa por smart contracts, módulos de código que são automaticamente executados quando se verifica um conjunto de condições predeterminadas. Estes artefactos reforçam a confiança e reduzem a incerteza entre parceiros de um ecossistema, dando garantia de observância de regras e acordos. Considere-se, por exemplo, o despoletar automático de pagamentos de seguros, ou de penalizações relacionadas com o incumprimento de service-level agreements.
Este inesperado leque de potenciais aplicações da tecnologia Blockchain, muito para lá do seu propósito original no domínio do dinheiro digital, tem originado um crescimento muito acentuado da investigação relacionada (Li, 2018; Risius, 2017), particularmente na utilização interna às empresas (e no domínio B2B - Business to Business). Não obstante, o momento actual é comparado ao da introdução da própria World Wide Web. Então, como agora, poucos conseguiam prever a extensão das disrupções que iriam ser causadas pela nova tecnologia.

Objetivo

No contexto deste estágio pretende-se investigar e desenvolver a componente Blockchain da plataforma de digitalização do mercado de talento descrita no Enquadramento.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O plano tentativo para o primeiro semestre é:
- Análise dos objectivos do projecto Portugal 2020 no qual o presente estágio se enquadra;
- Estudo do estado da arte sobre Blockchain aplicada à gestão de curricula e de carreiras profissionais;
- Escrita de um artigo científico sobre o uso de Blockchain aplicada à gestão de curricula e de carreiras profissionais;
- Levantamento detalhado dos requisitos para a componente Blockchain da plataforma a desenvolver;
- Definição de tecnologias a utilizar, incluindo plataformas Blockchain-as-a-Service;
- Realização de experiências com as tecnologias candidatas;
- Definição da arquitectura preliminar do sistema;
- Escrita do relatório intermédio (processo contínuo ao longo do semestre).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

O plano tentativo para o segundo semestre é:
- Configuração dos ambientes de desenvolvimento, teste e exploração;
- Desenvolvimento e testes do software de forma incremental e iterativa. É expectável ter duas major releases, uma delas aproximadamente a meio do 2º semestre;
- Escrita de um artigo científico sobre o software desenvolvido;
- Escrita da tese de mestrado (processo contínuo ao longo do semestre).

Condições

Bolsa no valor de 400€ durante um período de 6 meses, mediante avaliação do estagiário a ocorrer no fim do primeiro semestre. O valor pode ser revisto em alta aquando da avaliação.
O trabalho será realizado no DEI e no Laboratório de Informática e Sistemas (LIS) do Instituto Pedro Nunes (IPN).

Observações

O estágio vai ser orientado, pelos seguintes docentes do DEI:
Paulo Rupino da Cunha, Professor Auxiliar com Agregação, Departamento de Engenharia Informática, rupino@dei.uc.pt,
Paulo Melo, Professor Auxiliar, Faculdade de Economia, pmelo@fe.uc.pt


Para obtenção de informações adicionais, contactar Paulo Rupino da Cunha (rupino@dei.uc.pt).

Orientador

António Seiça
aseica@ipn.pt 📩