Propostas com alunos

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-28 10:24:50 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Modelação de Jogadores Sintéticos como Instrumento para Ensaio de Conteúdos Generativos

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

CISUC Interactive Media Lab

Enquadramento

A criação de agentes artificiais, passíveis de serem utilizados como personagens interessantes em cenário de jogo, tem permanecido um objectivo dificil de alcançar, optando-se frequentemente por soluções hardcoded com base em personagens estereótipo ou na modelação simplificada de aspectos do comportamento do jogador humano.
A criação de agentes de jogo artificiais capazes de "jogar um jogo" é um objectivo com elevando impacto potencial na produção de dados experimentais para avaliação empirica de diversos tipos de software, mas também na exploração de estratégias generativas de criação de conteúdos em jogos com espaços de exploração demasiado extensos e complexos para avaliação directa por humanos.
A abordagem de strong-AI (imitação do humano) na criação de agentes sintéticos em cenário de jogo tem conduzido a resultados bastante complexos e frequentemente pouco satisfatórios. No domínio das soluções com comportamentos auditáveis (explainable AI) destacam-se ainda os modelos Beliefs-Desires-Intentions (BDI) recentemente estendidos com uma componente de emoções baseada na simulação de um sistema hormonal. Abordagens recentes com RL permitiram jogar e vencer uma série de clássicos da Atari, mas dificulta a interpretação e adaptabilidade.

Objetivo

Pretende-se com este estágio a criação e experimentação de modelos de comportamento de jogador que possam ser utilizados no ensaio de soluções generativas em game design, com as seguintes componentes:
a) modelação de comportamento na forma de agentes (blackbox) configuráveis em termos de modos de percepção e acção (in e outs);
b) experimentação da interação com diversos paradigmas de AI - na modelação e interpretação do comportamento do jogador;
c) demonstração do potencial de uso de jogadores sintéticos num contexto concreto de modelação de sociedades de agentes;

Plano de Trabalhos - Semestre 1

A1. (M1 - M3) State of the art research - research and document the relevant SoA, publications and software review, for the study of the problem at hand; detailed characterisation of the problem to be solved stating specific goals and requirements;
A2. (M3 - M4) Design Proposal - conceiving of a design proposal for the specific context, including visual identity, interaction models and user interface draft for the proposed solution, and mapping of assumptions and milestones for the rest of the project;
A3. (M1-M4) Paper - production of a synthesis of state of the art and conceptual design proposal for a research paper;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

A4. (M5 - M9) Prototyping - implementation of a proof-of-concept prototype, tuning and corrections based on evaluation results;
A5. (M9) Evaluation - definition of evaluation criteria and method; performing evaluations and analysis of results;
A6. (M10 - M11) Dissertation - Dissertation with reflection on process and knowledge production

Condições

NA

Observações

NA

Orientador

Licínio Gomes Roque
lir@dei.uc.pt 📩