Propostas atribuídas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 06:40:37 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Mobile Crowdfunding

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Coimbra (Taveiro)

Enquadramento

Os serviços de Mobile Money que permitem o pagamento através de telemóvel e transferência de pequenas quantias de dinheiro entre pessoas são cada vez mais comuns. Nos países em desenvolvimento, que não têm uma infraestrutura de pagamento através de cartões bancários, os sistemas de Mobile Money são o mecanismo de pagamento mais utilizado no dia-a-dia.

A WIT fornece sistemas e aplicações para operadores de telecomunicações a nível mundial, onde se incluem aplicações de Mobile Money em países onde este sistema de pagamentos é mais usado.

De forma a diferenciar e promover a utilização de Mobile Money, pretende-se prototipar um sistema de criação de fundos, especialmente orientado para eventos pessoais, tais como celebrações, casamentos ou educação, mas também para eventos que coloquem desafios, como acidentes ou doenças.


Sobre a Empresa:
A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações de vários continentes, tais como o Grupo Vodafone (Europa), Deutsche Telekom (Alemanha), Reliance Jio (Índia), KDDI, Softbank, NTT Docomo (Japão), Singtel (Singapura), Telstra (Australia), Unitel (Angola), Eir (Irlanda), Telecom Italia (Itália), Orange (França), Telefónica (Espanha), TeliaSonera (Suécia), Belgacom (Bélgica), Post Luxembourg (Luxemburgo), Bell (Canadá), Century Link (EUA) e Everything Everywhere (RU). O software desenvolvido pela WIT está presente em 42 países. A WIT tem escritórios em Portugal e Reino Unido e os seus centros de desenvolvimentos estão localizados em Coimbra, Porto, Leiria e Aveiro.

Objetivo

De forma a promover a utilização de Mobile Money, pretende-se criar um protótipo de um sistema que permita a utilizadores criar campanha de angariação de dinheiro. Durante o processo de criação da campanha, os utilizadores podem descrever a causa que estão a criar, e ilustrar com imagens, vídeos. Para cada campanha, os utilizadores poderão definir o objetivo que pretendem atingir e a data em que o pretendem atingir.
Pretende-se que o protótipo funcione em integração com o sistema de Mobile Money da WIT, que permitirá efectuar transferências e associar as doações a uma sub-conta bancária, bem como permitir o acesso restrito ao levantamento dos fundos.
O protótipo incluirá também a possibilidade de utilizadores pesquisarem campanhas organizadas por temas, novidade e relevância, bem como partilharem através de redes sociais. A transferência de dinheiro para um fundo em concreto será integrada com APIs já existentes no sistema de Mobile Money.
Pretende-se que a interface seja acessível tanto em dispositivos desktop, como tablet ou smartphones, pois são estes últimos os mais utilizados nas regiões onde os sistemas de Mobile Money são mais prevalentes.
Este trabalho deverá ser possível de atingir através do desenvolvimento dos seguintes componentes aplicacionais:
1. Interface Web para criação de campanhas
2. Interface Web para pesquisa e visualização de campanhas
3. Um servidor aplicacional para gestão dos dados da campanha
4. Integração com sistema de Mobile Money para gestão de fundos por campanha
5. Integração com sistema de Mobile Money para transferência e confirmação de operação

Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento do protótipo.

Segue-se a análise de requisitos do projeto, a criação de um plano de desenvolvimento e a definição de um “project backlog” com as funcionalidades desejadas. O desenvolvimento do software deverá ser feito de forma iterativa usando um processo ágil, baseado em SCRUM.

No final do estágio, deverá existir um protótipo funcional, que seja facilmente demonstrável e que mostre bem os conceitos explorados durante o estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
• Levantamento do estado da arte.
• Definição de requisitos e elaboração de fluxos de usabilidade.
• Elaboração do plano de desenvolvimento.
• Prototipagem do sistema de criação de campanhas, com upload e gestão de conteúdos.
• Prototipagem da integração com o sistema de Mobile Money já existente para autenticação de utilizadores.
• Prototipagem da integração com APIs de Mobile Money para gestão de fundos por campanha.
• Preparação dos protótipos para demonstrações internas;
• Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
• Desenvolvimento do sistema de pesquisa e indexação de campanhas.
• Integração com uma rede social como prova-de-conceito para partilha de campanhas.
• Integração com sistema de Mobile Money para transferência de contribuições.
• Implementação da listagem de contribuições por utilizador.
• Implementação da notificação de objectivos atingidos
• Preparação do protótipo para demonstrações.
• Testes funcionais.
• Testes de usabilidade.
• Avaliação de requisitos não funcionais.
• Documentação final de estágio.

Condições

O local de trabalho será no escritório da WIT Software em Taveiro. O aluno terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas. O estágio é remunerado. Se o desempenho do aluno ao longo do mês for positivo, terá direito a receber uma bolsa mensal.

Além da bolsa, o aluno terá acesso às formações da WIT Academy (que incluir tópicos como: iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

O aluno será acompanhado não só pelo orientador como por um tutor técnico que lhe dará todo o apoio necessário.

No final do estágio, o aluno terá conhecimento detalhado sobre técnicas de desenvolvimento de aplicações web/mobile web, incluindo o processos de gestão de dados. Terá também conhecimento sobre mecanismos para gestão e transferências bancárias, no caso concreto de aplicações de “Mobile Money”.

No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Tutor e um Orientador. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove as meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Paulo Sousa
paulo.sousa@wit-software.com 📩