Propostas atribuídas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 01:46:25 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de Aplicação Móvel Multiplataforma

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Ladeira da Paula, nº6 – Murteira, 3040-574 Antanhol – Coimbra

Enquadramento

As Tecnologias de Informação e Comunicação estão na linha da frente como resposta aos desafios colocados pelo aumento da esperança média de vida. Um destes desafios é garantir a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas à medida que envelhecem ou que surgem necessidades especiais, permitindo, por exemplo, que se mantenham a residir no seu domicílio de forma independente e autónoma na realização das tarefas do seu dia-a-dia. Ao mesmo tempo, disponibilizar mais e melhor informação que auxilie a prestação de cuidados pelos cuidadores/familiares.
A Intellicare possui o produto OneCare que promove a qualidade de vida e o bem-estar, sendo que a gama OneCare contempla as seguintes soluções:
• OneCare Safe
O OneCare Safe promove um estilo de vida ativo e saudável, dotando do idoso de ferramentas que permitem que possa manter as suas rotinas e tarefas diárias, sabendo que, caso ocorra uma queda ou pedido de auxilio, o seu cuidador/instituição de Cuidados será imediatamente notificado. O acompanhamento do idoso pode ser realizado tanto dentro de edifícios (residência/instituição) como no ambiente exterior, com os cuidadores e Instituições mesmo à distância em contacto permanente com o idoso através do acesso a uma plataforma (portal OneCare e aplicação móvel para cuidadores) onde toda a informação do idoso fica disponível.
• OneCare Sensing
Sistema de monitorização remota que permite recolher e disponibilizar medições de parâmetros biomédicos. Promove um estilo de vida ativo e saudável e previne o aparecimento ou, pelo menos, o agravamento do estado de saúde e bem-estar dos seus utilizadores. Permite a recolha de parâmetros e sinais biomédicos relevantes para o controlo de doenças crónicas como: a diabetes, hipertensão, obesidade, DPOC, entre outras. O utilizador do OneCare Sensing apenas necessita de ter instalada a aplicação móvel e possuir o(s) sensor(es) que permitem recolher os dados de interesse de acordo com a sua condição através da tecnologia Bluetooth. Ao mesmo tempo, médico e os profissionais de saúde responsáveis pelo seu acompanhamento podem à distância ter acesso a estes dados e, se necessário, convocar o utilizador para uma consulta de rotina.
• OneCare Surveys
Permite avaliar a sintomatologia e a aferir a condição de bem-estar através de questionários. É apresentada a listagem de questionários disponíveis para cada utente, onde este escolhe o questionário que pretende realizar. A calendarização da frequência com que o utente deve responder a determinado questionário é configurada no portal OneCare ou aplicação móvel do cuidador. O cuidador pode receber o resultado/respostas resultantes da realização dos questionários por SMS/Email/notificação na aplicação do cuidador.

Objetivo

O objetivo do estágio é implementar uma única aplicação móvel para o OneCare numa arquitetura e framework para multiplataformas que permita atualizações ágeis da aplicação ao mesmo tempo garantindo a qualidade, disponibilidade e escalabilidade do sistema. Adicionalmente deverá ser possível instalar apenas os componentes necessários e suficientes para proporcionar as funcionalidades que o cliente necessita.
A framework para multiplataformas será objeto de estudo por parte do aluno, que irá recolher os requisitos necessários a iterar com a equipa de desenvolvimento, e da análise do estado da arte na matéria optar pela arquitetura que melhor convier às necessidades da empresa.
Crucial para toda a solução, uma vez que se tratam dados especialmente sensíveis, os mecanismos de autenticação, autorização, auditoria do sistema, entre outros presentes nas preocupações gerais do Regulamento Geral de Proteção de Dados.
Serão feitos testes à solução em ambiente de laboratório, e posteriormente, a sua validação será feita através de uma prova de conceito em utilizadores reais.
No final do ano pretende-se que os produtos OneCare possam ser utilizados através da nova aplicação.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O processo a utilizar durante o primeiro semestre será ACDM, fases 1 a 6. As fases 1 e 2 têm por objetivo estabilizar os requisitos funcionais, atributos de qualidade e restrições técnicas, de negócio e legais. As fases 3,4,5 e 6 são dedicadas a desenvolver e avaliar a arquitetura do sistema. Durante esta fase deverão ser efetuadas as experiencias necessárias que provem que todas as restrições técnicas ou de negócio são cumpridas assim como os atributos de qualidade. Nestas fases é expetável que seja feito um estudo do estado da arte no que toca a frameworks de desenvolvimento de aplicações em multiplataformas.
Fase 1 – Set Out ACDM Fases 1 e 2.
No final de outubro o documento de requisitos deve estar na primeira versão.
Pretende-se apenas que o aluno formalize os requisitos relativos á aplicação. De acordo com o processo ACDM os requisitos poderão ser atualizados durante o desenvolvimento da arquitetura.
Fase 2 – Nov a Jan ACDM fases 3 a 6.
Tendo em conta a experiencia da Intellicare com utilização do ACDM e a carga horária, o aluno deverá conseguir efetuar 3 a 5 iterações na especificação da arquitetura incluindo as experiencias necessárias para documentar e provar que as decisões cumprem todos os requisitos necessários;
Estudo e análise do Estado da Arte das tecnologias para o desenvolvimento de aplicações multiplataformas.
Fase 3 – Elaboração do relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

No segundo semestre o aluno deverá iniciar a implementação da aplicação OneCare.
Plano de trabalho:
Fevereiro, definição do plano de projeto incluindo definição das métricas a utilizar para monitorização do progresso.
Final de fevereiro a maio: implementação da aplicação e validação em ambiente de laboratório
Nesta fase, o aluno vai ter a responsabilidade de estimar e priorizar o desenvolvimento das diferentes soluções do OneCare, de forma a cumprir com os objetivos do estágio e dos interesses da Intellicare.
O aluno será responsável por criar e manter o ambiente de integração incluindo a gestão das bases de dados sobre as quais os testes são executados.
Junho: realização da prova de conceito dando apoio e suporte técnico durante a realização dos testes onde se pretende que surjam identificação de erros, oportunidades de melhoria e avaliação da usabilidade da aplicação.
Junho e julho: Elaboração do relatório de estágio.

Condições

O aluno terá á sua disposição todos os recursos necessários para a implementação do projeto em termos de equipamentos.
Outras condições:
• Subsidio de alimentação (escalão correspondente a 6,15€ - sujeito a acerto);
• Esta parcela varia do primeiro para o segundo semestre de acordo com a alocação do estagiário;
• Prémio a atribuir no final do estágio dependendo do desempenho.

Observações

A seleção dos candidatos carece de entrevista com os responsáveis pela empresa e o responsável pelo estágio.
A Intellicare reserva-se no direito de não aceitar alunos para o referido estágio na medida em que a aceitação do estagiário é um investimento da empresa em termos de recursos.

Orientador

Mário Alexandre Arzileiro Pereira
mpereira@intellicare.pt 📩