Alunos com Propostas Atribuídas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 18:03:48 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Aumente o QI do seu smartphone: mobilidade ao serviço da segurança na estrada

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

Sentilant-Consultoria e Inovação Lda

Enquadramento

A telemática baseada em dispositivos e aplicações móveis está na ordem do dia, sendo possível utilizar o poder computacional e sensorial dos smartphones para fazer muito mais do que atender chamadas ou consultar o Facebook. Sentilant, uma empresa spin-off do DEI, estuda atualmente formas inovadoras e disruptivas de utilizar estes dispositivos para ajudar os condutores de veículos automóveis a conduzir de forma mais segura e económica. Para além da utilização combinada dos valores dos vários sensores do dispositivo, verificamos existir um enorme potencial na aplicação de técnicas de machine learning para adaptar e evoluir de forma mais precisa algoritmos de caracterização e deteção de eventos de condução, um fator importante para aumentar a utilidade do feedback transmitido por este tipo de aplicações. Com o presente Estágio, a empresa pretende integrar e avaliar técnicas de machine learning para desenvolvimento de modelos com aplicação na área de smart driving.

Objetivo

O objetivo final do Estágio será o de validar e disponibilizar, no contexto de uma nova versão da aplicação Drivian, modelos criados através de técnicas de machine learning para caracterizar hábitos de condução e detetar eventos de condução. Em maior detalhe, os objetivos do trabalho a desenvolver serão os seguintes:

• Estudo do estado da arte relativo a técnicas de machine learning apropriadas à caracterização da condução e deteção de eventos.

• Definição de requisitos para a nível da integração com a tecnologia Drivian.

• Desenvolvimento e validação das técnicas selecionadas, com contexto do SDK de condução do Drivian ou de um API de serviços.

• Disponibilização da nova versão da aplicação Drivian aplicação nas lojas de aplicações (Apple App Store e Google Play).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o primeiro semestre o estagiário deverá efetuar um estudo e avaliação das técnicas de machine learning apropriadas para a criação de modelos a aplicar ambientes iOS e Android, bem como estudar a arquitetura cloud e mobile da plataforma Drivian, no contexto da qual os mecanismos de integração serão implementados. Os principais objetivos do primeiro semestre são os seguintes:

1. Estudo do estado da arte de técnicas de machine learning adequadas à criação de modelos de caracterização de hábitos de condução e eventos de condução, apropriados a ambientes de computação móvel e à área do smart driving.

2. Estudo da arquitetura Drivian (componentes aplicacionais em cloud) e componente mobile.

3. Definição de requisitos para a integração dos modelos e algoritmos desenvolvidos na tecnologia Drivian.

4. Elaboração da documentação e relatório intermédio de estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o segundo semestre o estagiário irá aplicar e avaliar técnicas de machine learning no contexto da tecnologia Drivian. Em particular, os principais objetivos do segundo semestre são os seguintes:

1. Preparação e seleção de dados de telemetria de condução.

2. Desenvolvimento e avaliação dos modelos e algoritmos através das técnicas selecionadas no decurso do primeiro semestre na aplicação Drivian.

3. Avaliação e validação dos algoritmos desenvolvidos em ambientes simulados e reais.

4. Disponibilização dos novos modelos e algoritmos no contexto de uma nova versão da aplicação Drivian nas App Stores (Apple App Store e Google Play).

5. Elaboração da documentação (em cada uma das fases) e relatório final de estágio.

Condições

O aluno irá desenvolver o seu trabalho integrado na equipa de desenvolvimento da empresa Sentilant, situada na Incubadora de empresas do Instituto Pedro Nunes em Coimbra.

O aluno disporá de um local de trabalho fixo bem como de todos os recursos necessários ao desenvolvimento das suas atividades. Restantes condições poderão ser discutidas e negociadas com os candidatos interessados em apostar no presente estágio.

Orientador

António Jorge da Costa Granjal
jgranjal@dei.uc.pt 📩