Titulo Estágio
Natural language assistant to support Software development process
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Local do Estágio
Instituto Pedro Nunes
Enquadramento
O processo de desenvolvimento é a peça chave para a execução bem sucedida de projetos de Engenharia de Software (ES). Atualmente consensualizaram-se as mais valias de usar metodologias ágeis, pela forma como optimizam a produtividade da equipa e permitem ajustar os projetos a nova informação.
A empresa implementa já metodologias ágeis no seu desenvolvimento, que têm vindo a evoluir gradualmente. Para esta evolução são relevantes as ferramentas usadas, que permitem fazer uma retrospectiva do processo e, com a recolha de algumas métricas, implementar e medir o impacto de melhorias.
Mais recentemente a comunicação entre as equipas tem evoluído progressivamente para o uso de plataformas de discussão em tempo real, inspiradas no IRC. Estas são cada vez mais a interface entre a equipa e as ferramentas de gestão de projetos, monitorização de sistemas e outros componentes habituais no desenvolvimento de software.
Objetivo
Neste estágio pretende-se que o estagiário desenvolva uma solução unificadora do processo de desenvolvimento atual da empresa, melhorando os processos existentes e conjugando as diferentes ferramentas utilizadas num ecossistema totalmente integrado e comunicante.
A solução a apresentar deverá integrar os principais passos do processo de desenvolvimento da empresa, bem como análise de métricas quantitativas e qualitativas de velocidade de desenvolvimento, qualidade de código, satisfação das equipas e ambiente físico.
O trabalho a desenvolver passará por analisar os processos e ferramentas utilizadas, apresentar melhorias ou alternativas e integrar as diferentes ferramentas de uma forma transparente, que facilite o processo de desenvolvimento da empresa e a análise das métricas relevantes.
Esta solução deverá ter como interface principal com os membros da equipa tendencialmente através de um assistente de linguagem natural (bot), integrado na plataforma de comunicação usada.
O uso de assistentes deste tipo tem vindo a ser cada vez mais comum ao longo do ultimo ano, prometendo vir a tornar-se um novo standard de interação, por vários motivos:
1. A fácil integração com as ferramentas de comunicação já largamente utilizadas.
2. A melhoria de usabilidade ao utilizar comunicação escrita, em linguagem natural, em detrimento de outras interfaces comuns.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
- Análise do estado da arte no domínio dos processos de desenvolvimento de Software, com ênfase em metodologias ágeis.
- Análise e revisão da documentação dos processos de desenvolvimento de Software vigentes na empresa.
- Análise e revisão das ferramentas em uso pela empresa no processo de desenvolvimento de Software.
- Proposta e implementação de melhorias ao processo de desenvolvimento, de acordo com as boas práticas levantadas e as caraterísticas da atividade da empresa.
- Proposta de desenvolvimento e integração de ferramentas para suporte ao processo de desenvolvimento.
- Escrita do relatório intermédio
Plano de Trabalhos - Semestre 2
- Desenvolvimento e integração de aplicações para visualização e análise do processo, bem como recolha de métricas.
- Implementação e integração de um assistente de linguagem natural que consolide a interação entre a equipa de desenvolvimento e as ferramentas em uso
- Análise das alterações implementadas, quanto à qualidade de software, motivação da equipa e velocidade de desenvolvimento.
- Escrita do relatório final
Condições
A Whitesmith disponilizará ao estagiário um posto de trabalho nos seus escritórios. Assume-se que o estagiário tem em sua posse o material necessário para a realização do estágio. Caso isto não aconteça, a empresa irá atuar no sentido de suprir as necessidades que existirem.
A Whitesmith será também capaz de fornecer ao estagiário trabalho num ambiente empreendedor e desafiante, característico de uma startup. O estágio será remunerado.
Orientador
Rafael Patricio Balaus Jegundo
rafael@whitesmith.co 📩