Titulo Estágio
GEOFood DPP: Sistema de Passaporte Digital para Produtos Sustentáveis
Áreas de especialidade
Sistemas de Informação
Local do Estágio
DEI-FCTUC
Enquadramento
Os Geoparks são áreas reconhecidas pela UNESCO como tendo interesse geológico. Foram criadas para proteger o património da região, existindo vários em Portugal (ex.: Estrela Geopark, Arouca Geopark, outros exemplos em https://www.visitportugal.com/en/content/geoparks).
Mais recentemente, os Geoparks criaram uma marca internacional, GEOFood (https://geofood.no/), que pretende certificar os seus produtos tradicionais. A adoção de tecnologias digitais é outra das estratégias para a marca GEOFood, permitindo uma melhor interação com os consumidores e criação de um passaporte digital de produtos (DPPs – Digital Product Passports) de regiões protegidas pela UNESCO.
Neste contexto, os DPPs ganham relevância como instrumento estratégico para reforçar a rastreabilidade, autenticidade e sustentabilidade dos produtos certificados. Esta abordagem está alinhada com as diretrizes europeias para a economia circular e transparência da cadeia de abastecimento. A aplicação proposta tem como objetivo disponibilizar informação sobre os produtos GEOfood, bem como contribuir para práticas de consumo mais sustentáveis e informadas, através da integração de dados sobre a origem, o impacto ambiental e o cumprimento de critérios de sustentabilidade.
Este trabalho será realizado em colaboração com entidades da rede GEOFood, nomeadamente a associação Estrela Geopark e a GEOFood International.
Objetivo
O principal objetivo é a criação de uma aplicação web/mobile para gerir a informação de produtos certificados pela marca GEOFood.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
O primeiro semestre considera:
1) Estudo de produtos GEOFood e contatos com os principais stakeholders (Geopark, Geofood, Produtores)
Duração: 2 meses
2) Análise de requisitos e arquitetura
Duração: 2 meses
3) Especificação (e eventual início) de um primeiro protótipo
Duração: 1 mês
Resultados do 1º semestre:
• Revisão da literatura
• Arquitetura e requisitos
• Relatório intermédio
Plano de Trabalhos - Semestre 2
As principais fases do 2º semestre são:
4) Desenvolvimento, implementação e testes
Duração: 5 meses
5) Avaliação com casos reais. Os dados serão obtidos junto dos produtores GEOFood e da empresa responsável pela marca.
Duração: 1 mês
Resultados do 2º semestre:
•Aplicação web/mobile para os produtos certificados GEOFood
•Relatório final
Condições
O trabalho irá decorrer no DEI, em contato com entidades da rede Geopark. O/A aluno/a será integrado/a no grupo de Sistemas de Informação, tendo acesso à sala de investigadores e aos recursos necessários à elaboração do projeto.
Orientador
João Barata, José Monteiro
barata@dei.uc.pt 📩