Titulo Estágio
Desenvolvimento e validação de sistema inteligente para previsão de incêndios florestais usando dados georreferenciados
Áreas de especialidade
Sistemas Inteligentes
Local do Estágio
DEI/CISUC
Enquadramento
Os incêndios florestais constituem um flagelo com impactos muito relevantes no ambiente, na floresta e nas populações, para os quais importa desenvolver sistemas inteligentes para avaliação do risco de incêndio e para previsão da sua ocorrência, tendo em conta as condições ambientais e físicas e usando todos os dados georreferenciados disponíveis.
O projeto europeu SUDOE SenForFire em curso envolve vários parceiros para o desenvolvimento dum sistema inteligente de apoio à decisão das autoridades, fornecendo informação detalhada sobre o risco de incêndio e as condições para a ocorrência de incêndios florestais por região, considerando várias zonas de teste no sul da Europa.
Tendo por base a recolha de dados de sensores instalados nessas zonas de teste, bem como dados meteorológicos e outros dados obtidos a partir de outras fontes, pretende-se dar continuidade ao desenvolvimento do sistema inteligente, que será integrado na plataforma existente do projeto, e que incluirá modelos de previsão do risco de incêndio e de geração de informação que seja útil à monitorização preditiva de zonas mais suscetíveis ao fogo.
Objetivo
Dando continuidade aos trabalhos anteriores, pretendem-se desenvolver alguns módulos do sistema de apoio à decisão que permitam processar, validar e agregar os dados recolhidos a partir de diferentes fontes, prever e classificar o risco de incêndio e fornecer informação que dê suporte á decisão das autoridades para a monitorização preditiva das florestas, especialmente as de maior risco de incêndio.
Assim, com base em dados georreferenciados, já existentes e em recolha no âmbito do projeto SenForFire, o sistema integrará módulos que suportam o pipeline de dados, correspondendo ao processo de extração, transformação e carregamento de dados (ETL em engenharia de dados), bem como o desenvolvimento de metodologias de fusão a nível dos dados, das características e da decisão, incluindo os aspetos de visualização dos resultados. O trabalho será testado e validado em várias regiões da Península Ibérica, no âmbito do projeto SenForFire.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1. Estudo do estado da arte sobre metodologias de análise inteligente de dados georreferenciados, aplicados à previsão do risco de incêndio florestal;
2. Estudo de metodologias de agregação, fusão e valorização de dados;
3. Estudo sobre ferramentas de visualização de dados;
4. Análise de requisitos dos módulos do sistema e das funcionalidades a desenvolver;
5. Especificação dos módulos do sistema a desenvolver e das ferramentas a utilizar para a análise, processamento e visualização dos dados;
6. Realização de uma versão protótipo;
7. Elaboração de documentação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
8. Desenvolvimento e implementação dos módulos especificados, e integração na plataforma do projeto SenForFire;
9. Teste e validação dos módulos desenvolvidos nas áreas definidas;
10. Elaboração de artigo científico;
11. Elaboração de documentação e da Dissertação final.
Condições
O estágio decorrerá nos laboratórios do Grupo de Computação Adaptativa do CISUC. Sendo o estágio de investigação, a/o candidata/o deverá apresentar motivação e competências relevantes na área de trabalho.
A/O estagiária/o será integrada/o numa equipa de investigadores que se encontram a trabalhar no projeto SUDOE SenForFire.
O estágio será orientado por:
- Prof. Alberto Cardoso
- Prof.ª Catarina Silva
- Prof.ª Cidália Fonte
- Prof. Jacinto Estima
Observações
O estágio poderá beneficiar da atribuição de uma bolsa de investigação para licenciados por um período de 3 meses, eventualmente renovável, suportada pelo projeto em curso.
Os dados a considerar correspondem a conjuntos de dados já recolhidos e a recolher em vários casos de uso, definidos no âmbito do projeto SenForFire.
Orientador
Alberto Cardoso
alberto@dei.uc.pt 📩