Titulo Estágio
Digital Person: Sistema de apoio à decisão no cuidado oncológico
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Sistemas Inteligentes
Local do Estágio
DEI-FCTUC
Enquadramento
Esta dissertação de mestrado enquadra-se no âmbito do projeto Digital Person, que tem como objetivo desenvolver uma abordagem centrada na pessoa para gestão e cuidado à distância no contexto de tratamentos oncológicos. Este projeto tem como parceiros o Instituto Português de Oncologia e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Pretende-se desenvolver um sistema de apoio à decisão no cuidado oncológico. Este sistema deve assistir os enfermeiros no acompanhamento à distância de pacientes a receber tratamento ambulatório. Os sistemas de apoio à decisão clínica organizam e fornecem conhecimento e informação específica sobre indivíduos por forma a facilitar a tomada de decisão. Neste contexto concreto, por exemplo, existem efeitos secundários de tratamentos que podem ser geridos pelos próprios pacientes, em casa, se forem eficazmente diagnosticados e comunicados.
Existem algumas soluções de código aberto que poderão constituir um ponto de partida para o sistema a desenvolver. Será então possível escrever regras (if-then, CQL, etc.) que permitam analisar os dados dos pacientes, com base nas melhores práticas, e apoiar os enfermeiros na recomendação de estratégias de auto-gestão aos pacientes. Essas recomendações poderão ser complementadas com modelos de aprendizagem computacional.
Objetivo
Há dois objetivos principais nesta dissertação de mestrado:
- Desenvolvimento do sistema de apoio à decisão no cuidado oncológico. Existem plataformas de código aberto, tais como OpenMRS, OpenCDS ou Drools, que deverão servir de base, minimizando-se o novo desenvolvimento necessário. O foco será então a integração com os dados e com os sistemas existentes, bem como a criação da base de conhecimento.
- Construção da base de conhecimento, assente em regras baseadas nas práticas existentes. Dependendo da plataforma escolhida, deverão ser escritas regras a serem processadas pelo respetivo motor de inferência. Essas regras formarão o componente central de apoio à decisão, estabelecendo a ligação entre o diagnóstico de sintomas e as recomendações dadas pelos enfermeiros. Poder-se-á complementar as recomendações com aprendizagem computacional.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
- Estudo do estado da arte (Mês 1)
A primeira fase consistirá em aprofundar conhecimentos nos tópicos relacionados com a dissertação, com particular atenção sobre os sistemas de apoio à decisão clínica (OpenMRS), os padrões de comunicações e de troca de dados na saúde, e os motores de inferência baseados em regras (Drools). Deste trabalho deve resultar na escrita do capítulo da dissertação sobre o estado da arte.
- Escolha de ferramentas e protótipo inicial (Meses 2 e 3)
A solução a construir deverá basear-se em componentes existentes de código aberto, por forma a reduzir o esforço e garantir interoperabilidade com sistemas de saúde. Um dos focos será a escrita de regras, que formam a base de conhecimento, e que executam sobre os dados dos pacientes usando um motor de inferência. Estas regras estão documentadas e será necessário validá-las junto dos enfermeiros que participam no projeto Digital Person.
- Escrita do relatório intermédio (Mês 4)
As tarefas realizadas no decorrer do primeiro semestre devem ser documentadas na forma de um relatório intermédio, seguindo-se a sua apresentação pública e discussão. Será importante apresentar nesse relatório os resultados preliminares obtidos e o plano para o segundo semestre.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
- Desenvolvimento da solução final (Meses 5 e 6)
Continuando o desenvolvimento do protótipo inicial, concebe-se a solução final que deverá ficar disponível para testes (por exemplo na cloud do DEI) e que deverá realizar a análise de dados de pacientes com base nas regras escritas. No final desta fase, deverá ser possível aos enfermeiros utilizarem o sistema de apoio à decisão.
- Testes e avaliação de resultados (Meses 7 e 8)
A solução final deverá ser avaliada, por forma a garantir a qualidade do sistema desenvolvido, e validada, por forma a assegurar que o sistema responde às necessidades dos enfermeiros e que o apoio à decisão clínica é eficaz.
- Escrita da dissertação de mestrado (Mês 9)
Deve ser concluída a escrita da dissertação de mestrado e preparada a respetiva apresentação pública. A dissertação deve documentar todo o trabalho realizado no âmbito do sistema de apoio à decisão no cuidado oncológico.
Condições
Irá ser aberta uma bolsa de investigação para Licenciado para apoiar os trabalhos no âmbito do projeto Digital Person.
Observações
Esta dissertação de mestrado dará a oportunidade de colaborar no projeto Digital Person, que tem como parceiros a Universidade de Coimbra, o Instituto Português de Oncologia e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra:
https://www.cisuc.uc.pt/en/projects/digital-person-ai-enhanced-person-centred-illness-assessment-and-management-at-distance-in-outpatient-oncology
Orientador
Raul Barbosa
rbarbosa@dei.uc.pt 📩